Música no Museu - 11ª edição: música brasileira e erudita mundial movimentam o Bi Moreira
Com um repertório de música brasileira e grandes nomes da música erudita internacional, o público que lotou o salão de apresentação do Museu Bi Moreira (Campus Histórico da UFLA) conferiu a 11° edição do Música no Museu na noite dessa quinta-feira (27). O evento foi aberto a toda a comunidade e contou com apresentações de integrantes da Orquestra de Câmara da UFLA, Coral Vozes do Câmpus, Canto das Nascentes, e membros externos.
Além dos corais, vários músicos se apresentaram ontem, em dueto ou solo, de flauta, violão, canto, violino,contrabaixo, piano, gaita, violoncelo. Nas interpretações, apresentaram obras de grandes compositores brasileiros como Heitor Villa Lobos, Tom Jobim, Gilberto Gil, Vital Farias, entre outros. E compositores internacionais como de Giulio Caccini, Purcell,
Durante o concerto, o regente da UFLA, Daniel Paes de Barros Pinto, recebeu a plateia e relembrou a importância cultural dos museus para o país. "É um prazer compartilhar cultura com vocês num momento de tristeza no setor de museus, como o recente incêndio que destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro", frisou.
O Música no Museu é uma proposta que integra a comunidade universitária com a de Lavras e região através de apresentações artísticas gratuitas que promovem a cultura, e ainda dão oportunidades a músicos iniciantes e experientes de se apresentarem ao público. As performances são individuais e em grupos de câmara, com instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano, flauta, gaita, violão e canto. Os expectadores têm a oportunidade de entrar em contato com obras conhecidas e também com interpretações raras, de peças pouco tocadas em recitais e ainda desconhecidas do grande público.
As apresentações são gratuitas e ocorrem toda última quinta-feira do mês, exceto nos meses de recesso acadêmico.
Pollyanna Dias, jornalista- bolsista Dcom/Fapemig