DIA DAS CRIANÇAS

Editora UFLA e Nelle realizam atividades para incentivar a leitura na infância

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 09 Outubro 2018 17:31 | Última Atualização: Terça, 09 Outubro 2018 17:37

Encenação da peça "Casamento da Dona Baratinha"Estimular o prazer pela leitura na infância, inclusive entre crianças que ainda nem foram alfabetizadas, contando histórias que lidam com a imaginação e as emoções. Essa foi a estratégia adotada pela equipe da Editora UFLA e pelo Núcleo de Estudos em Linguagem, Leitura e Escrita (Nelle) do curso de Pedagogia, para comemorar o Dia das Crianças.

Na segunda-feira (8/10), a contação de histórias aconteceu na Associação Nazareno de Proteção à Criança e ao Adolescente – Família Adonai, localizada na cidade de Nepomuceno. A equipe do Nelle apresentou a peça “O casamento da Dona Baratinha”, de autoria própria, para 13 meninos, com faixa etária entre 4 e 17 anos. O público se envolveu com a história, que trouxe em seu elenco personagens ilustres do Sítio do Pica Pau Amarelo.

“O convívio e a interação com vocês foram muito importantes para nós. Estamos sempre de braços abertos para receber toda atividade que incentive os meninos a buscar conhecimentos”, agradeceu o coordenador da Família Adonai, Helton Brandão. A instituição é uma organização sem fins lucrativos que acolhe crianças do sexo masculino que não estão sob a guarda da família.

Dona Baratinha canta com as crianças do NediNo dia 3/10, a Livraria UFLA se tornou palco para a encenação das atividades realizadas com os alunos do Núcleo de Educação da Infância (Nedi) da Universidade, de idade entre 3 e 5 anos. A Dona Baratinha, já conhecida das crianças do Nedi, voltou para apresentar uma turnê musical. Novos coleguinhas a acompanharam, para transmitir mensagens importantes às crianças, sobre o prazer da leitura e a importância da amizade.

O pró-reitor de Pesquisa, Teodorico Ramalho, ressaltou a importância da iniciativa da editora. “A atividade procurou estimular o gosto pela leitura de uma forma lúdica, muito apropriada ao público. Além disso, buscou uma maior aproximação da sociedade com a nossa Universidade, estendendo o convite aos pais dos alunos”, disse.

Turnê literária

Além das atividades em parceria com a Editora UFLA, a equipe do Nelle realizou uma “turnê literária” entre os dias 1° e 10/10. As aventuras do Casamento da Dona Baratinha também se tornaram conhecidas por estudantes das redes municipais e estaduais de Lavras e região.

As apresentações integram o projeto “Leitura Literária e Contação de História nas Escolas”, cujo propósito é desenvolver atividades de leitura literária e de contação de histórias com crianças da educação infantil e do primeiro ciclo do ensino fundamental, promovendo a sensibilidade para a ação leitora e contribuindo para o processo de letramento literário das crianças. O projeto é coordenado pela professora Ilsa Goulart.