I Simpósio de Práticas Integrativas e Complementares da UFLA ocorrerá em outubro

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 10 Outubro 2018 12:52 | Última Atualização: Quarta, 10 Outubro 2018 13:07
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nos dias 19 e 20/10 ocorrerá na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o I Simpósio de Práticas Integrativas e Complementares. O evento será realizado no anfiteatro do Departamento de Biologia (DBI) "Ramalhão" e contará com palestras e minicursos práticos. As inscrições podem ser feitas através do link http://bit.ly/simpic-inscrição ou presencialmente no Canteiro Central, das 12 às 14h.

Saiba sobre Práticas Integrativas e Complementares (PICs)

São técnicas que visam a assistência à saúde do indivíduo, seja na prevenção, no tratamento ou na cura, considerando-o como um conjunto de mente, corpo e espírito e não apenas partes isoladas. Tais práticas têm ganhado destaque e procura devido à vontade de afirmar uma identidade de cuidado complementar à medicina tradicional

Foram aprovadas 28 PICs no SUS desde 2006. Alguns exemplos dessas práticas são as oficinas disponíveis no evento: Acunpuntura, Massoterapia, Musicoterapia, Mindfulness e Yoga.

Segundo o Ministério da Saúde (2016), o propósito dessas práticas é de:
- Estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde;
- Dar ênfase na escuta acolhedora, no vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e sociedade;
- Promover uma visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

"A promoção do evento não visa ser tendenciosa, apenas enaltecendo as PICS, mas sim, trazer o tema para futura discussão no meio acadêmico de Lavras sobre suas práticas, aplicações, viabilidade, benefícios e malefícios", destaca a organização.

Para mais informações acesse a página do evento: http://bit.ly/simpic-ufla