SNCT 2018

Contribuições da neurociência e da tecnologia para a educação foram tema de palestra

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 17 Outubro 2018 17:48 | Última Atualização: Sexta, 19 Outubro 2018 14:05 | Acessos: 1656

As contribuições da neurociência para a educação, em uma sociedade cada vez mais conectada pelas tecnologias, foram abordadas na palestra “Canais de aprendizagem e a educação escolar”, ministrada pelo professor do Departamento de Educação Cláudio Mendes. A atividade, realizada nesta terça-feira (16/10), integra a programação da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

“O conhecimento sobre o funcionamento do cérebro, aliado às especificidades do contexto social e cultural, podem potencializar a aprendizagem”, afirma. Nessa perspectiva, o docente considera que o modelo de escola predominante nos séculos XIX e XX precisa ser confrontado. “A escola moderna, baseada em um modelo disciplinar ancorado na autoridade do professor e em um ambiente de aprendizagem fechado, precisa ser repensada em uma sociedade cada vez mais interconectada pelas tecnologias digitais.”

Para o docente, um ambiente de ensino mais adequado à sociedade contemporânea deve explorar o potencial de cinco canais de aprendizagem. O canal visual, que compreende recursos como gráficos, vídeos e aulas com projeções de slides. O auditivo, explorado por meio de músicas, debates e palestras, por exemplo. O oral, associado ao uso da fala para expressar o que foi ensinado ou aprendido. O motor, que inclui, dentre outros, o manuseio de objetos e os movimentos corporais. Por fim, o canal de registro de memorização, que inclui atividades como a escrita, o desenho e a pintura.

Um protótipo de sala-conceito desenvolvido com base nessa proposta será apresentado pelo docente na palestra "Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras: em busca de novos espaços de aprendizagem". A atividade será realizada no dia 26/10, às 10 horas, no Departamento de Educação (DED).