SNCT 2018

Minicurso aborda a história e a diversidade dos povos indígenas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 18 Outubro 2018 09:48 | Última Atualização: Quinta, 18 Outubro 2018 09:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

Dando continuidade à programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da UFLA, foi realizado na terça-feira (16/10), no Museu de História Natural, o mini-curso “Dois heróis e uma canção de amor: a questão indígena na escola”. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, discutir e compartilhar fatos a respeito da temática por meio de matérias jornalísticas.

Segundo a coordenadora, professora do Departamento de Biologia (DBI/UFLA) Marina Festozo, esta semana será de muitas atividades, pois seu grupo de estudos irá contribuir para a formação de professores e da comunidade de Lavras. “O objetivo deste minicurso é conhecer as questões do nosso passado, a diversidade dos povos indígenas que nos formam. É preciso que as pessoas compreendam os indígenas, principalmente no que se refere às questões de desigualdade e inclusão. Entender que a inclusão destas pessoas na educação e nos espaços sociais é direito deles”, conclui.

Para a estudante de doutorado do programa de pós-graduação em Ciências do Solo da UFLA Maira Akemi Toma, o minicurso irá contribuir para sua tese. “O meu projeto, além de desenvolver uma exposição sobre ciências do solo, busca entender como os indígenas e outros grupos minoritários se relacionavam e se relacionam com a terra”, explica. A estudante ressalta que também vai participar de outras atividades da SNCT. “Estou adorando as discussões!”, ressalta.

Logo após o debate, os participantes tiveram a oportunidade de aprender uma dança da cultura indígena.

Melissa Vilas Boas, bolsista Dcom/Fapemig