SNCT 2018

Educação ambiental em curtas-metragens provoca reflexão do papel do homem com o meio ambiente

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 18 Outubro 2018 12:55 | Última Atualização: Quinta, 18 Outubro 2018 12:57
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na noite de quarta-feira (17/10), o "Minicurso: Educação Ambiental em curtas-metragens" foi realizado no Museu de História Natural como parte da programação da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, aberto à comunidade, foi organizado pelo Grupo de Educação Científica e Ambiental do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) sob a coordenação dos professores do Departamento de Biologia (DBI/UFLA) Marina Battistetti Festozo e Antônio Fernandes Nascimento Júnior.

De acordo com a professora Marina, o minicurso de educação ambiental integra os trabalhos que já são realizados na Universidade, buscando relacionar a educação científica e a formação no ensino de ciências com a formação cultural-política dos alunos. "No minicurso de hoje, relacionamos a temática específica da educação com o cinema. Nosso objetivo foi fazer uma abordagem problematizando a questão da inserção do sujeito no seu ambiente, dentro de uma sociedade mais ampla, cheia de contradições e de diferentes interesses. O cinema é o instrumento dessa provocação", ressalta a docente, que está na organização de uma série de eventos dentro da programação da SNCT na UFLA.

No início do evento, os alunos apresentaram uma performance artística relacionada ao tema, o que gerou comoção dos presentes. A partir disso, o grupo refletiu e discutiu sobre o papel da ciência e do homem com o meio ambiente, além da importância da ciência na atuação do homem no espaço.

Para o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária Ackson Dima, o minicurso levou à reflexão da relação do homem com o meio ambiente. “Essa relação tinha forte aproximação antigamente, mas com o tempo foi se rompendo. A discussão mostrou que a ciência é importante para proporcionar o bem-estar da sociedade, e a forma como nos apropriamos dela nem sempre é a forma adequada. O intuito da ciência é de contribuir para o desenvolvimento e de melhorar a relação do homem com o meio ambiente. E esse é um dos fatores que estudo durante minha graduação", explica.

As atividades da SNCT em Lavras vão até domingo, 21/10, com o evento Ciência na Praça, em parceria com a Prefeitura Municipal. Confira a programação completa.

Alberto Moura, bolsista UFLA/Fapemig