SNCT

Comunicação pública da ciência foi tema de minicurso para núcleos de estudos da UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 26 Outubro 2018 11:00 | Última Atualização: Quinta, 23 Setembro 2021 17:37
Gentileza solicitar descrição da imagem

Uma oportunidade para discutir a comunicação pública da ciência praticada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) ocorreu no dia 18/10, com um minicurso dedicado ao tema e direcionado aos núcleos de estudos da instituição. A atividade fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SCNT) e foi realizada no Bloco 3 do  Departamento de Administração e Economia (DAE), reunindo estudantes e professores.

Seguindo a programação, os participantes puderam refletir sobre os objetivos da popularização da ciência e a importância de a prática envolver a participação do público como membro ativo do processo. Tiveram acesso às orientações gerais para o compartilhamento dos conhecimentos científicos com a sociedade, especialmente por meio da análise de técnicas de textos jornalísticos.

Na sequência, a produção de pitches (pequena apresentação em vídeo) também foi abordada, com dicas e orientações sobre a produção desse tipo de material.

A abertura do evento foi realizada pelo professor José Roberto Pereira, responsável pelo Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social e coordenador de projeto de pesquisa relativo à popularização da ciência, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). O conteúdo do curso foi ministrado por membros da equipe da Diretoria de Comunicação da UFLA, também com apoio da Fapemig.