SNCT 2018

Laboratório de Práticas Pedagógicas Socioambientais e Interdisciplinares da UFLA apresenta suas atividades

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 23 Outubro 2018 17:58 | Última Atualização: Terça, 23 Outubro 2018 18:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na última sexta-feira (19/10), o Laboratório de Práticas Pedagógicas Socioambientais e Interdisciplinares da Universidade Federal de Lavras (UFLA) apresentou diversas atividades pedagógicas capazes de promover ciência. Todas as técnicas apresentadas são frutos das experiências vividas pelos estudantes do curso de Pedagogia da UFLA.

Segundo a professora do Departamento de Educação (DED) Elaine das Graças Frade, dez disciplinas obrigatórias da Pedagogia usam o laboratório. “Temos uma tecnologia que nos faz produzir conhecimento. O laboratório faz com que o estudante desenvolva a percepção de que, ao ensinar e aprender, produz conhecimento e ciência”, conta.

A atividade reuniu graduandos dos cursos de Pedagogia, Química, Biologia, Educação Física, Engenharia Ambiental, entre outros, mostrando como as diversas áreas do conhecimento podem se interligar. “Quando lançamos uma atividade interdisciplinar, temos a ideia de buscar e envolver pessoas de outras áreas. A partir de ideias diferentes, produzimos conhecimentos juntos. E é isto que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deve representar”, ressalta a professora Elaine.

Os participantes conheceram a Brinquedoteca do curso de Pedagogia e apreciaram os trabalhos feitos pelos futuros pedagogos. Após a apresentação de trabalhos realizados em períodos anteriores, os participantes foram convidados a ter a sua própria vivência interdisciplinar: utilizar seus talentos para um trabalho artístico. Eles lixaram e passaram verniz em vasos de cerâmica, que em breve enfeitarão os corredores do DED/UFLA.

Laís Diniz, bolsista Dcom/Fapemig