Educação

Palestra apresenta conceitos e projeto do Laboratório de Práticas Pedagógicas do Departamento de Educação

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 29 Outubro 2018 08:36 | Última Atualização: Segunda, 29 Outubro 2018 09:23
Gentileza solicitar descrição da imagem

Foi realizada na sexta-feira (26/10), no Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a palestra "Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras: em busca de novos espaços de aprendizagem", ministrada pelo professor Cláudio Lúcio Mendes.

No encontro, foi apresentada a proposta da sala-conceito que faz parte do projeto Hefesto: educação, tecnologia e inovação, desenvolvida por meio do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia para a Inovação Pedagógica (GETIP). A intenção é utilizar a tecnologia escolar para criar um espaço flexível, que permita a montagem de estações que correspondem aos cinco canais de aprendizagem: visual através de recursos como gráficos, vídeos e aulas com projeções de slides; auditivo explorado por meio de músicas, debates e palestras, por exemplo. Oral, associado ao uso da fala, para expressar o que foi ensinado ou aprendido, e o registro de memorização, que inclui atividades como a escrita, o desenho e a pintura.

Conforme explica o professor Cláudio, a sala-conceito servirá como base para estruturar um projeto que poderá ser aplicado a diversos tipos de sala, em escolas públicas e privadas. O espaço será aberto a professores da comunidade após o devido treinamento, buscando sempre o uso didático-pedagógico. Quem acompanhou a palestra ficou entusiasmado com o que a sala-conceito poderá oferecer. “ Eu adorei esta proposta e espero que essa sala possa funcionar o quanto antes e, depois, possa ser levada para outras escolas, ” comenta Franciane Sousa Ladeira Aires, professora do Núcleo de Educação da Infância (Nedi).

Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Assunto(s): SNCT , Tecnologia , Educação