EVENTO

II Jornada Jurídica abordou o tema "Direito, tecnologia e desenvolvimento sustentável"

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 29 Outubro 2018 17:29 | Última Atualização: Segunda, 29 Outubro 2018 17:34
Gentileza solicitar descrição da imagem

Entre os dias 15 e 19/10, o Departamento de Direito (DIR) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) promoveu a II Jornada Jurídica, com o tema "Direito, tecnologia e desenvolvimento sustentável". O evento contou com palestras, grupos de trabalhos e minicursos, além do lançamento do livro “Processo Civil Democrático: a função jurisdicional e as políticas públicas”.

Estudantes de graduação em Direito da UFLA e de outras instituições, profissionais da área e outros interessados participaram do evento. As palestras foram ministradas no Salão de Convenções por representantes da UFLA, Unilavras, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica (PUC -Rio), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A II Jornada Jurídica levantou questionamentos acerca das necessidades dos avanços tecnológicos e da forma como eles impactam a sociedade atual, além de demonstrar como ocorre a transformação de novos modelos a partir da relação direito/tecnologia. Foi discutida também a relação da internet com o direito à liberdade de expressão, sua importância e a maneira como ele se apresenta. Houve uma análise da forma jurídica como técnica do capital e os desafios da era digital, como a tributação de softwares, streaming e novas tecnologias.

No âmbito de desenvolvimento sustentável, analisou-se como os discursos de desenvolvimento e sustentabilidade afetam as pessoas LGBT, o pagamento por serviços ecossistêmicos na abordagem das relações entre direito, economia e meio ambiente e a redução de impactos ambientais por meio de tecnologias para o saneamento básico.

Segundo a chefe do Departamento de Direito (DIR), Isabela Neves, "o evento foi muito importante e contou com atividades bem diversas e interessantes para a formação do operador do Direito. Com certeza, o evento, em sua segunda edição, agregou muito conhecimento aos participantes, tratou de temas extremamente atuais e instigantes, bem como inseriu o Departamento em uma posição de destaque no cenário jurídico nacional".

Ana Carolina Rocha, estagiária DCOM/UFLA