Ir direto para menu de acessibilidade.
PROGRAMA LEMONADE

Startups sediadas na UFLA são premiadas em todas as categorias do programa Lemonade Ultra

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 13 Novembro 2018 18:17 | Última Atualização: Terça, 13 Novembro 2018 19:52
Gentileza solicitar descrição da imagem
Representantes de startups lavrenses sobem ao palco do Demoday, na Finit (esq. para dir.: Márcio Lara/Smart Farm BR, Mohamed Zorkot/Mobitech e Victor Hugo/REPartir)

Três empresas sediadas no espaço de desenvolvimento de startups da UFLA, o InovaHub, conquistaram prêmios em todas as categorias do Demoday da edição Ultra do programa Lemonade. O evento foi realizado na última sexta-feira (9/11), na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte/MG, e contou com a participação de startups de quatro cidades: Lavras, Viçosa, Juiz de Fora e Uberaba.

O Demoday é um evento caracterizado por apresentações curtas, também conhecidas como pitchs, nas quais os empreendedores demonstram seus projetos para investidores e especialistas. O Demoday do Lemonade Ultra integrou a Campus Party, como parte da programação da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit Festival), que reunirá, até o dia 28 deste mês, integrantes do ecossistema de inovação e empreendedorismo de todo o país.  

A Mobitech foi a grande campeã do Demoday, conquistando o prêmio mais esperado: o “Startup Investida”. A empresa, voltada para o mercado de reabilitação motora, receberá um investimento de R$ 40 mil da Fundepar.  O CEO da startup, Mohamed Zorkot, comemorou a conquista: “Não esperávamos esse resultado e foi uma emoção muito grande! Agora vamos tirar do papel o nosso sonho de ajudar as pessoas, levando nosso equipamento para o mercado”. 

O troféu de “Melhor Pitch”, dentre todas as cidades participantes, contemplou outra startup da UFLA: a REPartir, que estabelece conexão entre pessoas para moradia compartilhada. Na premiação “Startup Destaque” de cada uma das quatro cidades participantes, o troféu referente a Lavras também foi para a Mobitech.

Outra startup de Lavras também recebeu apoio à sua trajetória empreendedora. A Smart Farm BR, dedicada ao desenvolvimento de tencologia para o manejo de pastagens foi convidada a participar do programa Novo Agro 4.0, um conjunto de iniciativas do Sistema FAEMG para aproximar e fomentar o ecossistema de inovação reunido nas startups e universidades, visando gerar tecnologias aplicadas ao desenvolvimento do agronegócio.  

As três empresas são formadas majoritariamente por estudantes da UFLA e contam, também, com a participação de docentes e técnicos administrativos da Instituição.

Para o coordenador do InovaHub, Rennan Campos, o resultado positivo mostra a importância do trabalho direcionado ao desenvolvimento de startups que vem sendo realizado dentro da UFLA. “O Lemonade Ultra, além de representar o amadurecimento e o primeiro passo do nosso ecossistema rumo a uma nova fase, a de pré-aceleração de startups, representa também o potencial dos nossos empreendedores, atores fomentadores e instituições educadoras e promotoras de pesquisas”, destacou.  

 

Programa Lemonade

O Lemonade é um programa de aceleração de startups, eleito um dos maiores do mundo pelo Global Accelerator Report, que auxilia no desenvolvimento de ideias e projetos com potencial de criar impactos positivos na sociedade, por meio de soluções de base tecnológica. De natureza itinerante, ele busca levar a cultura empreendedora para outras cidades mineiras, expandindo sua atuação para além da capital do estado.  

Mais de 1300 empreendedores já se formaram com a metodologia Lemonade e quase 400 startups passaram pelo programa em seus três anos de vida. A iniciativa é uma realização da Fundepar, co-executada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). 

As startups lavrenses participaram do Lemonade Ultra ao longo de 10 semanas, entre 9 de julho a 17 de setembro. As atividades ocorreram nas dependências do InovaHub, co-working localizado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Durante o Demoday local, cinco delas ganharam o Golden Ticket para participar do evento da Finit: Mobitech - tecnologia automatizada para reabilitação motora; REPartir - conexão de pessoas para moradias conjuntas; One Lab - gestão de materiais de laboratórios; Smart Farm BR - tecnologia para o manejo de pastagens; e Thinking Right - inteligência artificial para a tomada de decisões jurídicas.  

 

Com informações da InovaCafé

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção