UFLA participa do Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 20 Novembro 2018 11:47 | Última Atualização: Terça, 20 Novembro 2018 11:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio do Grupo de Pesquisa Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente (Fesex), foi parceira na realização simultânea de eventos com tradição na área de pesquisa nas questões de corpos, gêneros e sexualidades: VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade e III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade (primeira vez no Brasil) e o III Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade, realizados na Universidade Federal do Rio Grande.

Os Seminários tiveram por finalidade congregar professores, estudantes e demais profissionais interessados, que se dedicam a pesquisar temáticas vinculadas ao campo dos Estudos da Corporeidade, Gênero e Sexualidade. A consolidação da internacionalização do evento deu-se com a participação de pesquisadores e palestrantes da Europa e da América Latina.

Integrantes do Fesex, coordenados pela professora Cláudia Ribeiro, e pós-graduandos, orientados pelo professor Fábio Reis, aprovaram 27 trabalhos que constam dos Anais do Seminário, disponíveis em: http://www.7seminario.furg.br/anais.

Na cerimônia de encerramento foram definidas as próximas edições dos eventos: o VIII Seminário Corpo Gênero e Sexualidade e o IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade – será realizado em 2020 na Universidade Federal de Uberlândia; o IX Seminário Corpo Gênero e Sexualidade e o V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade – será realizado em 2022 na Universidade Federal do Pará; o IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Género, Saúde e Sustentabilidade – acontecerá na Universidade do Minho – Braga – Portugal em 2020 e o V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Género, Saúde e Sustentabilidade – será realizado na UFLA em 2022.

Trabalhos aprovados

Currículo e resistência: meditação e práticas orientais na escola (Kátia Batista Martins, Julia Salido Alves, Paula N. de Azeredo)

“Sou um menino diferente; queria ser uma menina, acho lindo usar esmalte”: representação de crianças sobre as diferenças em ações do Pibid (Juliana G. M. Guimarães, Priscila N. Bernardo, Breno Alvarenga Almeida)

“Minha vida de João”: reflexões e inquietações das adolescências (Juliana Graziella Martins Guimarães, Priscila Natalícia Bernardo, Silmara Aparecida dos Santos)