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UFLA participa do Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade

Escrito por DCOM | Publicado: Terça, 20 Novembro 2018 11:47 | Última Atualização: Terça, 20 Novembro 2018 11:49 | Acessos: 302
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A Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio do Grupo de Pesquisa Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente (Fesex), foi parceira na realização simultânea de eventos com tradição na área de pesquisa nas questões de corpos, gêneros e sexualidades: VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade e III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade (primeira vez no Brasil) e o III Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade, realizados na Universidade Federal do Rio Grande.

Os Seminários tiveram por finalidade congregar professores, estudantes e demais profissionais interessados, que se dedicam a pesquisar temáticas vinculadas ao campo dos Estudos da Corporeidade, Gênero e Sexualidade. A consolidação da internacionalização do evento deu-se com a participação de pesquisadores e palestrantes da Europa e da América Latina.

Integrantes do Fesex, coordenados pela professora Cláudia Ribeiro, e pós-graduandos, orientados pelo professor Fábio Reis, aprovaram 27 trabalhos que constam dos Anais do Seminário, disponíveis em: http://www.7seminario.furg.br/anais.

Na cerimônia de encerramento foram definidas as próximas edições dos eventos: o VIII Seminário Corpo Gênero e Sexualidade e o IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade – será realizado em 2020 na Universidade Federal de Uberlândia; o IX Seminário Corpo Gênero e Sexualidade e o V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade – será realizado em 2022 na Universidade Federal do Pará; o IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Género, Saúde e Sustentabilidade – acontecerá na Universidade do Minho – Braga – Portugal em 2020 e o V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Género, Saúde e Sustentabilidade – será realizado na UFLA em 2022.

Trabalhos aprovados

Currículo e resistência: meditação e práticas orientais na escola (Kátia Batista Martins, Julia Salido Alves, Paula N. de Azeredo)

“Sou um menino diferente; queria ser uma menina, acho lindo usar esmalte”: representação de crianças sobre as diferenças em ações do Pibid (Juliana G. M. Guimarães, Priscila N. Bernardo, Breno Alvarenga Almeida)

“Minha vida de João”: reflexões e inquietações das adolescências (Juliana Graziella Martins Guimarães, Priscila Natalícia Bernardo, Silmara Aparecida dos Santos)

Novas formas de ser príncipes e princesas: desconstruindo estereótipos (Priscila Natalícia Bernardo, Juliana Graziella Martins Guimarães, Silmara Aparecida Santos)

Representação de prostitutas na sociedade atual: uma análise baseada em estudos contemporâneos (Mariane Avelar Natividade)

Territórios da escola: mapeando espaços heterotópicos de lazer que possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero (Leandro Veloso Silva; Cláudia Maria Ribeiro)

Contar histórias e problematizar diferenças com crianças: a educação para direitos humanos (Luciene Aparecida Silva Andrade; Maria de Fátima Ribeiro)

O que pode o olhar do outro? (Ailton Dias de Melo; Cláudia Maria Ribeiro)

“Speak”: problematizando violências sexuais, silenciamentos e cinema com adolescentes (Lívia M. C. Faria; Alessandro G. Paulino; Maria de Fátima Ribeiro)

Borbulhas, enfrentamentos e desafios (in)citados em um projeto de extensão contra as violências nas infâncias (Maria de Fátima Ribeiro; Cláudia Maria Ribeiro)

Malditas e benditas máscaras: entre atos e cenas (Gislaine Fátima Silva; Cláudia Maria Ribeiro)

“Ele, o Boto”: análises a partir de uma etnografia de tela (Silmara Santos; Cláudia Ribeiro)

Articulando aparatos culturais, pesquisas e formação inicial de educadoras e educadores (Andrêsa Helena de Lima; Cláudia Maria Ribeiro)

Entrelaçando gênero e sexualidades nos processos educativos dos anos iniciais do ensino fundamental (Elizabeth Aparecida Alves Roquini; Kátia Batista Martins)

O cinema como estratégia para problematização das violências sexuais contra crianças e adolescentes: uma experiência do Pibid Pedagogia Gênero e Sexualidade (Claudineia da Conceição Ferreira de Assis; Kátia Batista Martins)

Livre para voar: rompendo o céu e paradigmas. Gislaine Fátima Silva

Memórias de dez anos de Pibid/Ufla (Jacqueline Magalhães Alves; Cláudia Maria Ribeiro)

“Posso pintar o pé?”: o fazer artístico e o adestramento dos corpos na escola. (Breno Alvarenga Almeida; Fábio Gonçalves Pinto dos Reis)

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Educação Infantil: reflexões sobre possíveis desencadeamentos para discussões de gênero e sexualidades. (Breno Alvarenga Almeida; Priscila Natalícia Bernardo; Juliana Graziella Martins Guimarães)

A “comemoração” do dia internacional da mulher nas escolas de Educação Básica: problematizações a partir de produções estéticas dos/as estudantes. (Lucas Alves Lima Barbosa; Silmara Aparecida dos Santos)

Estado do conhecimento sobre a docência masculina na Educação Infantil (2012 – 2017) (Adriana Cristina de Oliveira; Fábio Pinto Gonçalves dos Reis)

“Mulher no volante, perigo constante”: problematizações a partir de textos humorísticos. (Lucas Alves Lima Barbosa; Fábio Pinto Gonçalves dos Reis)

Corpo, gênero e sexualidades na educação física escolar: disciplina, norma e controle. (Fábio Pinto Gonçalves dos Reis; Kléber Tuxen Carneiro)

Práticas pedagógicas cotidianas: silenciamentos e disciplina dos corpos. (Layla Zorkot; Fábio Pinto Gonçalves dos Reis)

Representacões de alunos e alunas da Pedagogia sobre a presença de homem no curso e no mundo do trabalho educacional. (Tatiane Patricia Resende; Fábio Pinto Gonçalves dos Reis)

Relações de gênero e sexualidade na formação docente: (des)construção de saberes das graduandas do curso de Pedagogia. (Neiva Maria Rodrigues Silva; Fábio Pinto Goncalves dos Reis)

Gênero nos indicadores de qualidade da Educação Infantil paulistana: configuração de uma política pública. (Carolina Faria Alvarenga)

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