Ir direto para menu de acessibilidade.
Empreendedorismo

Grupo de estudos da UFLA realiza feira de empreendedorismo mirim em escola municipal

Escrito por Alberto Moura | Publicado: Quarta, 21 Novembro 2018 19:30 | Última Atualização: Quinta, 22 Novembro 2018 08:59 | Acessos: 917
Gentileza solicitar descrição da imagem

Empreender desde jovem é possível. Essa é a proposta do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Setor Público (Niesp), formado por professores e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Administração e Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Na manhã desta quarta-feira (21/11) foi realizada a 1ª Feira de Empreendedorismo Mirim, com a apresentação dos trabalhos dos alunos do 9º ano da Escola Municipal Paulo Menicucci.

O projeto piloto “Empreendedorismo na Escola” é realizado na Escola Paulo Menicucci desde agosto deste ano e procura trabalhar exclusivamente com uma turma, a fim de obter resultados que possibilitem maior envolvimento e aprendizado dos estudantes.

De acordo com a professora Daniela Meirelles Andrade, do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA) e uma das coordenadoras do Niesp, neste segundo semestre de 2018, o foco é dar ao aluno um novo olhar sobre a empregabilidade. “Eles estão fechando o ciclo do Ensino Fundamental II, logo eles vão começar o Ensino Médio, depois vem a perspectiva tradicional, que é o vestibular, o Enem. Esse projeto vem trazer um novo olhar. Talvez o estudante não queira seguir o caminho convencional; às vezes eles têm habilidades e competências diferentes da acadêmica. Por exemplo, tem uma aluna nessa feira que desenvolve um projeto com vidros e ela já ajuda financeiramente a família com a venda dos produtos. Então, se ela aprimorar um pouco, em termos de formalização desse negócio, ela pode encontrar um meio de empregabilidade. E é dentro dessa perspectiva que esse projeto pretende atuar.”

Para a aluna do 9º ano Yanca Beatriz Chagas Silva, participante da Feira e que expôs seu trabalho de doces, as aulas sobre empreendedorismo têm tirado ela da zona de conforto. Yanca, que vendeu juntamente com o grupo, todo o estoque de trufas e mousses em poucos minutos, ficou surpresa com a venda e aceitação dos outros alunos da Escola. “Eu fiz coisas que eu não sabia que poderia fazer e pude contar com a ajuda da minha mãe, que adorou me auxiliar. A partir dessas aulas, penso até em ter uma loja de chocolate! ”, completa.

Todos os trabalhos expostos foram avaliados pelos membros do Niesp e as melhores propostas serão exibidas no II UFLA faz Extensão, que ocorre na UFLA na próxima quarta-feira (28/11). Confira a lista de atividades do evento.

Alberto Moura, bolsista UFLA/Fapemig

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.