Minuto da Saúde

Comunidade acadêmica realiza mutirão para doação de sangue

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Sexta, 30 Novembro 2018 10:24 | Última Atualização: Sexta, 30 Novembro 2018 10:37
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na manhã de quinta-feira (29/11), estudantes e servidores da Universidade Federal de Lavras participaram de um mutirão para doação de sangue na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A iniciativa foi organizada pelo projeto Minuto da Saúde, com o apoio de membros do Departamento de Ciências da Saúde e da Coordenadoria de Saúde (Praec/UFLA). A Universidade disponibilizou o transporte aos doadores que participaram do ato solidário.

É a segundo mutirão realizado pela UFLA em 2018 para doação de sangue, e fez referência ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no domingo (21/11). A primeira ação ocorreu no mês de junho.

Para quem deseja contribuir em Lavras, as doações de sangue podem ser feitas às quintas-feiras, das 7h30 às 11h30, no posto de coleta que funciona dentro do prédio da UPA (Avenida Ernesto Matioli, 8851 - Bairro: Santa Efigênia).

Para ser um doador é necessário:

• - Ter e estar em boa saúde;
  • - Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
  • - Ter entre 16 e 69 anos de idade (jovens abaixo de 18 anos devem ser acompanhados por um responsável legal);
  • - Pesar acima de 50kg;
  • - Ter dormido bem na noite anterior à doação;
  • - Não ter passado por situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
  • - Não ter tido gripe, resfriado ou diarreia nos últimos 7 dias;
  • - Não ter ingerido bebida alcóolica 12 horas antes da doação;
  • - Não usar drogas;
  • - Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado;
  • - Não estar grávida ou em período de amamentação;
  • - Não ter sido submetido a exame de endoscopia nos últimos 6 meses;
  • - Não ter feito tatuagem ou piercing no último ano;
  • - Não estar em jejum.

Lembre-se:

• - O prazo mínimo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres;
  • - A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
  • - É obrigatória a apresentação de documento original de identidade com foto no ato da doação;
  • - Recomenda-se repouso após a doação;
  • - Hidratar-se bastante no dia anterior à doação;
  • - Uma única doação de sangue pode beneficiar vários pacientes!