ENSINO E CULTURA

Espetáculo Expressão, Música e Dança é realizado com êxito pela 14ª vez

Escrito por Raphaela Mendonça Leite | Publicado: Sexta, 30 Novembro 2018 16:01 | Última Atualização: Sexta, 30 Novembro 2018 17:22

Manifestar a cultura corporal do movimento por meio de danças ou performances musicais: esse é um dos principais propósitos do “Espetáculo Expressão, Música e Dança”. O evento chega a sua 14ª edição neste segundo semestre letivo de 2019, realizado na noite da última quarta-feira (28/11) no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Coordenado pela professora Priscila Carneiro Valim Rogatto, do Departamento de Educação Física (DEF/UFLA), a apresentação encerra as atividades da disciplina "Atividades Rítmicas e Expressivas" ministrada aos estudantes do 1º período dos cursos em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da instituição. Além de contar com o abrilhantamento dos calouros, o Espetáculo contou com a participação da comunidade externa em apresentações culturais.

Com o tema “Instrumentos Musicais”, os estudantes da disciplina tiveram o desafio de elaborar uma apresentação que envolvesse alguns ensinamentos que foram aprendidos na disciplina ao longo do semestre. “Eles tiveram que aprender a compor uma coreografia, aspectos do ritmo e da expressão corporal, além de informações culturais e artísticas do nosso país, incluindo as danças folclóricas. Tudo encaixado no que está na realidade deles”, afirma Priscila. A professora ainda complementa que esta disciplina auxilia para que pratiquem a expressão corporal, útil inclusive para a apresentação de um seminário, por exemplo, e para ações que eles vão fazer durante a graduação e na vida profissional. Outro exemplo é o caso dos estudantes de licenciatura em Educação Física, que estarão à frente de uma turma, e precisam de uma certa postura em sala de aula. Então é um desafio para muitos deles que nunca se apresentaram em um palco e são estimulados em trabalhar sempre em conjunto.

De acordo com o calouro de Educação Física Renato Kenedy de Morais, a disciplina ministrada pela professora Priscila é muito prazerosa de ser feita. Ele diz, entretanto, que se preparar para a apresentação foi desafiador. “É bacana porque nessa disciplina a gente tem a possibilidade de conhecer sobre ritmos, sobre melodia, sobre compasso e tudo mais. Fazer essa apresentação foi um desafio, mas foi muito bacana no fim de tudo, deu tudo certo, todo mundo ficou satisfeito com o resultado e, apesar dos desafios, valeu muito a pena!".

Ensino, Pesquisa e Extensão

A professora Priscila, que organiza o espetáculo há sete anos, garante que a disciplina cumpre muito bem o papel de interação entre ensino, pesquisa e extensão. “Ensino, pois garante o conhecimento dos estudantes, possibilitado pela disciplina. Pesquisa, pois eles precisam pesquisar informações que são temas desse espetáculo. E Extensão, pelo envolvimento e participação da população”.

Nesta 14ª edição aumentou a participação da sociedade. Priscila avalia que em Lavras vê-se poucos eventos culturais, como este espetáculo, em que as pessoas têm abertura para apresentar trechos de peças teatrais, expressão corporal, tocar instrumentos, cantar e fazer apresentações de vários estilos de dança. "Isso faz com que fortaleça esse vínculo entre ensino, pesquisa e extensão. Outro ponto importante é a forte participação do monitor da disciplina, que é essencial para o bom desenvolvimento dessa disciplina e do evento final - o estudante Eric dos Santos Pereira. É ele quem dá o auxílio aos estudantes do primeiro período, organiza o evento, além de me auxiliar em outros inúmeros aspectos", afirma.

Alberto Moura, bolsista UFLA/Fapemig