NA PRAÇA

Minuto da Saúde realiza ação em combate ao câncer

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Sexta, 30 Novembro 2018 16:29 | Última Atualização: Sexta, 30 Novembro 2018 16:30
Gentileza solicitar descrição da imagem

No domingo (25/11), foi realizada na Praça Dr. Augusto Silva, no centro de Lavras, mais uma ação do Projeto Minuto da Saúde da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em parceria com os estudantes de medicina da Instituição, que fazem parte do Núcleo de Estudos em Oncologia (Neon). A campanha intitulada “Troque medo por esperança” ocorreu em todo o País; várias ligas e institutos de oncologia aderiram à ação de combate ao câncer da Sociedade Brasileira de Oncologia Cirúrgica. Segundo a estudante de medicina da UFLA Ana Carolina de Oliveira Paiva, também presidente do Neon, “de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 40% das mortes por câncer poderiam ser evitadas por várias ações simples”. Ana Carolina destacou que fazer o uso de protetor solar, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e evitar o consumo de álcool e fumo são pequenas ações que podem prevenir o aparecimento do câncer. Além dos fatores preventivos existem os fatores protetores como a amamentação e a mamografia para o câncer de mama, e para o câncer de colo do útero o exame do tipo Papanicolau. E para a saúde do homem os exames de toque e o PSA são importantes para o diagnóstico de câncer de próstata.

Durante a abordagem, as pessoas puderam conhecer os fatores de risco para os vários tipos de câncer, e levaram consigo material informativo sobre o tema e puderam esclarecer dúvidas sobre outros assuntos relacionados.

O participante da ação Adilson Lopes de Brito aprovou as informações que recebeu: “fui muito bem atendido, foram esclarecedoras as informações que me passaram, principalmente em relação ao câncer de próstata, sobre o qual eu tinha várias dúvidas; sei que existe um grande preconceito em relação ao exame de próstata, mas é preciso vencer este preconceito e se prevenir.”

O Minuto da Saúde é uma iniciativa conjunta do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec – Coordenadoria de Saúde), com o apoio da Diretoria de Comunicação (Dcom) e outros parceiros específicos de cada campanha. O projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Melissa Vilas Boas – Relações Públicas e bolsista Dcom/Fapemig