XADREZ

UFLA e escolas estaduais promovem I Campeonato Trespontano de Xadrez

Escrito por Ana Carolina | Publicado: Terça, 04 Dezembro 2018 14:26 | Última Atualização: Terça, 04 Dezembro 2018 14:30
Gentileza solicitar descrição da imagem

A segunda fase do I Campeonato Trespontano de Xadrez (I CTX) será realizada no dia 8/12, das 9h às 13h, na Escola Estadual Jacy Junqueira Gazola, em Três Pontas. A disputa será no sistema de emparceiramento suíço, com confrontos em cinco rodadas e um período total de 3 horas, para cada nível. A iniciativa é uma promoção do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com escolas estaduais de Três Pontas.

A primeira fase do campeonato foi realizada em cada escola participante. Os professores orientadores organizaram um torneio interno de eliminação simples, para definir os quatro melhores de cada nível.

O I Campeonato Trespontano de Xadrez (CTX) tem o objetivo de incentivar o aperfeiçoamento de professores e estudantes via capacitação sobre ensino e prática do xadrez. Para alcançar esse propósito, foram realizadas três capacitações, nos dia 30/10, 10/11 e 27/11. Os cursos foram ministrados pelo professor Júlio Sílvio de Sousa Bueno Filho, do Departamento de Estatística (DES) da UFLA.

Premiação

Os estudantes finalistas do I CTX serão premiados juntamente com os finalistas da II Olimpíada Trespontana de Matemática (OTM) e do II Festival de Poesias de Três Pontas, no dia 8/12, na Escola Municipal Professora Nilda Rabello Reis (CAIC), situada na Rua José Carlos de Andrade, 1220 - Bairro Aristides Vieira - Três Pontas – MG às 17h.