DIREITOS HUMANOS

Lançamento da Clínica de Direitos Humanos da UFLA ocorre nesta quarta (5/12)

Escrito por Ana Carolina | Publicado: Segunda, 03 Dezembro 2018 17:27 | Última Atualização: Segunda, 03 Dezembro 2018 18:20
Gentileza solicitar descrição da imagem

O lançamento da Clínica de Direitos Humanos da UFLA será realizado no dia 5/12, às 13h30, no auditório do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf). O evento contará com palestras e uma mesa de debate sobre a importância do estudo e proteção dos direitos humanos. As inscrições serão feitas no local.

Cronograma das palestras

• Liberdades Civis como direitos humanos: desafios educacionais, com Leonardo Gomes Penteado Rosa;
  • Desobediência civil aplicada na defesa dos direitos humanos, com Silvia Helena Rigatto;
  • Feminismo e interseccionalidade sob a ótica dos direitos humanos, com Maria Walkiria Cabral;
  • Sistema Interamericano de Direitos Humanos, com Pedro Ivo Diniz;
  • Direito internacional dos direitos humanos, uma visão do mundo em relação à violação de direitos humanos - videoconferência com Diego Valadares, do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, diretamente de Genebra, na Suíça.

Sobre a Clínica

A Clínica de Direitos Humanos da UFLA surgiu da iniciativa de estudantes do curso de Direito, juntamente com o professor e orientador Fernando Nogueira. A proposta é criar um espaço para discussão, estudo, pesquisa e extensão referentes à proteção dos Direitos Humanos no espaço institucional e na comunidade lavrense.

As atividades incluem discussões embasadas em produções acadêmicas de relevância para o tema em questão, bem como análises de legislações específicas, com a finalidade de capacitar os integrantes para uma atuação adequada frente a cada demanda recebida pela clínica.

Além da formação teórica, a iniciativa também busca a atuação prática nos espaços da Universidade e do município, através do mapeamento das violações de direitos humanos e da assistência capacitada para a solução do problema e posterior proteção dos indivíduos violados.

Para mais informações, acesse a página da Clínica de Direitos Humanos da UFLA