Ir direto para menu de acessibilidade.
Saúde animal

Estudantes da rede pública visitam laboratórios e clínicas da Medicina Veterinária

Publicado: Sexta, 07 Dezembro 2018 13:23 | Última Atualização: Sexta, 07 Dezembro 2018 19:48

Quarenta estudantes do quinto ano de várias escolas da rede pública de Lavras conheceram os laboratórios e as clínicas do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na sexta-feira (7/12). A visita foi uma das atividades propostas pelo projeto de extensão "Veterinário Mirim", iniciativa que visa estreitar os laços entre o saber acadêmico e as escolas públicas sobre  posse responsável, cuidados básicos e respeitos aos animais. O encontro na Universidade acontece desde setembro, com 800 estudantes de 18 escolas públicas do município e zona rural. 

Na visita à UFLA, os estudantes conheceram os  setores de atendimento e pesquisa da Medicina Veterinária e debateram sobre os riscos de atropelamento e acidentes quando animais são soltos e abandonados em rodovias. Também aprenderam mais a respeito de doenças transmitidas por animais ao ser humano e os benefícios da castração para evitar doenças, como infecção de útero e câncer de mama em cadelas. 

licaDurante a excursão, o tratamento de cavalos na Clínica de Grandes Animais chamou a atenção da estudante Érica escola 2Santos Silva, de 10 anos, da Escola Municipal Paulo Menicucci. "Gosto de cavalos e não sabia de algumas doenças que podem ser transmitidas por eles", disse. Já a estudante Mariane Ferreira contou o seu sonho antigo: "sempre quis ser veterinária. O projeto fez com que eu tenha ainda mais vontade de me formar na área", mencionou.  

O entusiasmo dos estudantes foi relatado pelos professores. "É visível como as palestras tornaram esses jovens mais sensíveis quanto à saúde e bem-estar dos animais. Muitos deles não sabiam como cuidar de animais domésticos. O conteúdo foi um incentivo ao estudo. Aproveitamos os temas tratados nas redações e contações de histórias", informou a professora das séries inciais da da Escola Municipal Paulo Menicucci, Cornélia Trindade - apenas nessa escola, 46 estudantes participaram do projeto. 

Segundo a professora do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) Josilene Nascimento Seixas, o projeto "Veterinário Mirim" é instrumento de apoio educacional de jovens do ensino fundamental. "Muitos integrantes da equipe do projeto vieram de escolas públicas e, com o projeto, podem incentivam os estudantes da rede pública a ingresssarem na Universidade. A troca de saber é fantástica", frisou. namateria

A estudante do novo período do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) Karinne Carvalho reforçou a importância do projeto de extensão. "Acreditamos que as crianças transmitem o conhecimento para os familiares e amigos. A maioria deles não conhecia a UFLA e nem sabia que a instituição é uma universidade pública da qual podem estudar no futuro", ressaltou. 

Extensão

Criado em 2018 por iniciativa da professora do DMV Josilena Nascimento Seixas,  o Projeto Veterinário Mirim  concentra-se em três frentes: ações desenvolvidas nas escolas da rede pública, como palestras sobre cuidados, doenças, abandono, adoção, maus-tratos de animais de pequeno e grande porte. Visitas ao Parque Francisco, localizado às margens da BR 265 no km 341, que abriga um canil com mais de 400 cães resgatados das ruas. Além do encontro dos alunos com estudantes e professores de Medicina Veterinária da UFLA, em todos os setores do Departamento. 

 

Assunto(s): visita , maus-tratos , doença , cuidados , animais
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção