Ginástica UFLA

Comunidade prestigia encerramento do projeto Ginástica Aeróbica da UFLA

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Sexta, 07 Dezembro 2018 18:26 | Última Atualização: Segunda, 10 Dezembro 2018 10:37
crianças festival de ginastica

O ginásio II da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi palco de mais uma apresentação da "Ginástica Aeróbica da UFLA". Familiares lotaram o local na noite de quinta-feira (06/12), na expectativa de ver as apresentações coreográficas das crianças, adolescentes e adultos participantes do projeto que atende atualmente cerca de 200 pessoas a partir dos cinco anos de idade.

Sob coordenação do professor Luiz Henrique Maciel, do Departamento de Educação Física (DEF), monitores do projeto oferecem aulas gratuitas abertas a toda comunidade desde 2010, motivo de muito orgulho. "Estamos com um número muito grande de participantes, muitas turmas, e isto é muito bom porque estamos oferecendo e incentivando as pessoas a praticarem as modalidades. As pessoas fazem aulas gratuitas e têm acesso ao esporte de qualidade."

familia festival de ginasticaAs turmas de iniciação realizam treinamento duas vezes por semana, já as equipes de competição treinam de cinco a seis vezes por semana. "Entre as crianças da iniciação é que descobrimos talentos e damos continuidade às equipes de competição", explica o docente. Exemplo disso é a estudante Júlia Mel Rezende Chagas, de 12 anos, que vem de Luminárias todos os dias para treinar e já participou de três competições: "entrei na iniciação há dois anos, passei para a competição e estou na categoria infanto."

A dedicação faz toda diferença e o papel da família nessas horas é muito importante. De Três Corações, a mãe Marisa Aparecida traz a filha Raquel, também de 12 anos. A adolescente vem a Lavras três vezes por semana para participar do projeto. "Ela é apaixonada pela ginástica, tem esse  sonho de fazer ginástica fora, já participou de competições em Ouro Preto e Belo Horizonte pela UFLA", conta Marisa.

O incentivo ao esporte proporcionado pelo projeto se reflete também na educação. A avó Maria Aparecida Januário conta que Maria Luisa Ribeiro Silvério e Julia Manuele Alexandre Silvério, de  9 e 13 anos, respectivamente, se desenvolveram muito nos estudos. As duas são estudantes da Escola Municipal Itália Cautiero Franco (CAIC).image001

A Ginástica Aeróbica da UFLA já possui renome internacional. Em 2018, pela sexta vez, a equipe adulta foi campeã no Campeonato Brasileiro de Ginástica Aeróbica. "Este ano a UFLA, além do nacional, teve excelentes resultados no mundial. Competimos pela primeira vez com os universitários e ficamos em segundo lugar geral no brasileiro. O balanço de 2018  é bem positivo", finaliza o professor Luiz.

Fotos: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Fotos:  Leonardo Assad- jornalista/bolsista Rede Social do Café