Ir direto para menu de acessibilidade.
EMPREENDEDORISMO

InovaHub recebe vencedores do Startup Weekend de Machado

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 12 Dezembro 2018 16:44 | Última Atualização: Quarta, 12 Dezembro 2018 16:46
Gentileza solicitar descrição da imagem

A equipe do InovaHub - espaço colaborativo e de conexão para o desenvolvimento de startups localizado na Agência de Inovação do Café da Universidade Federal de Lavras (InovaCafé/UFLA) - recebeu, no último sábado (8/12), os vencedores do Startup Weekend Machado 2018, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Câmpus Machado (IF Machado).

Os visitantes, advindos das cidades de Machado e Poços de Caldas/MG, representaram as startups Yana – tecnologia para o auxílio em tratamentos psicológicos, Felp – tecnologia para facilitar e assegurar doações e My Teacher – ensino de línguas com inteligência artificial.   A visita faz parte do pacote de premiações dos vencedores e teve como proposta apresentar a estrutura do InovaHub, realizar um bate-papo com os atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo de Lavras, o Vale dos Ipês, além de permitir o contato dos presentes com membros de startups residentes, que ministraram conteúdos e promoveram muito networking. 

A primeira atividade do dia foi conduzida pelo coordenador do InovaHub, Rennan Campos, que explicitou os objetivos do espaço. “Pretendemos criar condições que permitam a constante sensibilização, educação empreendedora, transformação de pesquisas e tecnologias em startups e produtos, a realização da etapa de pré-aceleração, além de dar apoio aos processos de transferência de tecnologia”, enumerou.  

O agente de pré-aceleração Rodrigo Pimenta deu sequência à programação apresentando a trilha empreendedora do Vale dos Ipês e da UFLA, citando cada um dos atores envolvidos, como instituições de ensino, empresariado e núcleos responsáveis pelo registro de patentes de marcas.  

Segunda rodada

Na parte da tarde, foi a vez do debate com representantes dos Vale dos Ipês, protagonizado pelo coordenador da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec/UFLA), Paulo Henrique Leme, pela assistente administrativo do Sebrae Lavras Ana Luiza Melo, pelo empresário Wagner Araújo, da Digimaq, e pelo empresário Ederson Selvati, da Criare.

Em seguida, as startups residentes do InovaHub ministraram alguns conteúdos. A temática “Equipe” foi conduzida por Caio Botelho, da Thinking Right - inteligência artificial para a tomada de decisões jurídicas, e por Dian Di Grazia, do CidadeGuia.com - guia de serviços e descontos online. O conteúdo “Validação de Dor de Mercado” também ficou a cargo de Caio Botelho. Já a temática “MVP” (Mínimo Produto Viável) foi ministrada por Mohamed Zorkot e Antônio Carlos Lima Neto, ambos da Mobitech - tecnologia para reabilitação motora.  

Ascom InovaCafé

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção