Ir direto para menu de acessibilidade.
Cultura

Última apresentação do projeto Concertos de Fim de Ano é marcada por emoção no Salão de Convenções

Publicado: Sexta, 14 Dezembro 2018 12:27 | Última Atualização: Segunda, 17 Dezembro 2018 12:03 | Acessos: 1240
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na noite de quinta-feira (13/12), a última atração cultural do projeto Concertos de Fim de Ano aliou emoção e história em meio a um repertório de composições populares e eruditas, brasileiras e internacionais, que tomou conta do Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA).  Regidos pelo maestro Daniel Paes de Barros, grupos vocais e instrumentais formados por alunos, servidores da Universidade e membros da comunidade externa apresentaram, para um auditório lotado, o resultado das atividades que vêm realizando ao longo do ano. 

O evento foi aberto a toda a comunidade e contou com apresentações de integrantes do Coral do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet), da Orquestra de Cordas da UFLA, do Coral Vozes do Campus, Canto das Nascentes e Grupo de Cordas da Oficina de Prática de Conjunto. 

Na abertura do evento, o coordenador de Cultura da UFLA,  Luís Marcelo Tavares de Carvalho, reconheceu o apoio do maestro Daniel Paes de Barros no andamento dos grupos. "Em um momento em que precisamos tanto do fortalecimento da cultura, recebemos em Lavras um grande maestro para dar vida nova às atividades culturais da Universidade", afirmou. O maestro Paes de Barros relembrou as conquistas do projeto em 2018.  “O Museu Bi Moreira recebeu 8 apresentações em 2018, sempre na última quinta-feira de cada mês do período letivo. Ao longo do ano, foram 42 apresentações, no museu, na UFLA, em Lavras e diferentes cidades da região. A Universidade é o espaço onde músicas que não estão na rádio podem e devem ser acolhidas. A presença de vocês é fundamental para a consolidação do projeto como uma atividade cultural não só da UFLA, mas da cidade de Lavras", disse agradecendo ao público. 

Na ocasião, a velha guarda do Coral Vozes do Campus recebeu diploma de reconhecimento pelo trabalho musical desenvolvido. Personalidades que ajudaram a construir a trajetória da cultura na Universidade também foram parabenizados, como o primeiro coordenador de Cultura da UFLA, o servidor técnico-administrativo aposentado Angelo Alberto de Moura Delphim e a ex-regente do coral Norma Lúcia Matos. "O coral começou ainda na época da ESAL (Escola Superior de Agricultura de Lavras). O Vozes do Campus é a menina dos meus olhos. Agradeço muito pela continuidade desse trabalho", celebrou Angelo.  

Repertório

Os corais Vozes do Campus e Canto das Nascentes fizeram as apresentações vocais. O repertório destacou compositores brasileiros como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Heitor Villa-Lobos, Ronaldo Miranda, Osvaldo Lacerda. Já as peças dos compositores Paul Hindemith, Henry Purcell, G. Friedrich Haendel foram apresentadas com instrumentos de corda, no andamento e na sonoridade que só eles podem reproduzir. 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.