TROTE SOLIDÁRIO

Ministério Universidades Renovadas faz campanha pela doação de sangue no início do semestre letivo

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 13 Março 2019 17:39 | Última Atualização: Quinta, 14 Março 2019 13:45
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Ministério Universidades Renovadas (MUR), em parceria com o posto avançado de coleta da Fundação Hemominas que funciona na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lavras, promove uma campanha de doação de sangue nos próximos dias. A iniciativa é um “trote solidário”, por ocasião do início do semestre letivo.

O grupo estará na área do Centro do Convivência entre os dias 18/3 e 20/3, das 12h às 14h e das 20h40 às 21h, para recolher os nomes dos interessados em doar sangue.  A doação está prevista para o dia 21/3. Os inscritos deverão acompanhar novas informações pela página do MUR no Facebook.

Saiba por que é importante ser um doador

Pacientes em tratamento contra o câncer, que têm doenças genéticas, que sofrem queimaduras ou outros acidentes, que vão se submeter a cirurgias, entre outras situações, podem precisar de transfusão de sangue. Nesse caso, seu atendimento depende da solidariedade de um doador.   Para o doador, o procedimento é simples: ele passa por uma triagem clínica na unidade hemoterápica, faz um teste rápido para verificar se não há risco de anemia, recebe um lanche para garantir sua hidratação e segue para a coleta do sangue, procedimento que demora poucos minutos. São retirados cerca de 450 ml de sangue. Em 24 horas, o organismo repõe o volume líquido de sangue doado e não há prejuízos para quem pratica o gesto. Para doar sangue, é necessário atender a critérios de saúde específicos. Consulte a página da Fundação Hemominas e saiba mais.

Melissa Carvalho, estagiária DCOM/UFLA.