FSMEI

I Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil de 2019 ocorreu em Nepomuceno

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 15 Março 2019 12:39 | Última Atualização: Sábado, 16 Março 2019 16:17
Gentileza solicitar descrição da imagem

O primeiro Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (FSMEI) de 2019 ocorreu na cidade de Nepomuceno com o tema ‘Brinquedo não tem Gênero’, que norteou as discussões de representantes dos municípios de Cordislândia, Santo Antônio do Amparo, Boa Esperança, Lavras, São Bento Abade, Campo Belo, Três Corações, Paraguaçu, Três Pontas, Santana do Jacaré, Bom Sucesso e Serrania.

Na ocasião, a secretária de educação do município de Nepomuceno, Lívia Souza Tanus Azarias, reafirmou as lutas e resistências nos fazeres da Educação Infantil: “a criança tem o direito de brincar daquilo que vai ao encontro dos seus desejos”.

Conduzindo a avaliação dos encontros e atividades de 2018, a professora aposentada do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), coordenadora do Comitê Gestor, Cláudia Ribeiro, falou sobre a visibilidade do FSMEI, dos depoimentos recebidos das participantes ao longo do ano dizendo de como os encontros contribuíram para a prática pedagógica das professoras.

O primeiro encontro do FSMEI deste ano foi marcado por uma grande conquista: o pré-lançamento da Revista on-line Catavento, realizada entre a UFLA e o Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (Unifeg). A Catavento apresenta as ações realizadas pelo Fórum e contempla ainda diálogos de pesquisadores da área de educação, além de contar com relatos de profissionais da Educação Infantil que integram o FSMEI. Além disso, apresenta sinopses e indicações de filmes, livros, vídeos, documentários, que tratem da temática da Educação Infantil.

Texto: Maria de Fátima Ribeiro