VOLUNTARIADO

Estudantes atuaram em projeto de educação ambiental no Parque Estadual Mata do Limoeiro

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 20 Março 2019 17:46 | Última Atualização: Quarta, 20 Março 2019 17:47
Gentileza solicitar descrição da imagem

Dois estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) escolheram passar os dias de carnaval em uma atividade de voluntariado – eles estavam entre os 35 universitários, de 11 cidades brasileiras, selecionados para atuar no projeto Ecofolia, realizado pelo Parque Estadual Mata do Limoeiro, no município de Itabira. No período de 1º/3 a 5/3, Tiago Henrique da Silva e Pedro Henrique Vieira de Oliveira desenvolveram ações de educação ambiental no local e de envolvimento com a comunidade. O tema central dessa 6ª edição foi Água e Comunidades.

Cerca de 200 universitários se inscreveram. Diante do fato de ter sido selecionado, Tiago diz ter ficado feliz. “Tive uma experiência surpreendente e intensa com o Ecofolia. Vi uma comunidade que se orgulha da defesa e da preservação da Mata do Limoeiro. A forte interação entre os participantes de diversas cidades e de outros estados proporcionou a troca de experiências e uma oportunidade ímpar de interagir com estudantes de outras universidades. Posso dizer que fiquei imensamente satisfeito pela oportunidade de participar desse grande projeto, que superou minhas expectativas. Tenho certeza de que essa ação irá gerar frutos valiosos, com a formação de verdadeiros embaixadores do Parque Estadual Mata do Limoeiro”.

Pedro Henrique também comenta a experiência. “Durante o projeto participei de diversas atividades ligadas às questões ambientais e à sociedade do entorno do Parque. Fiquei encantado com a simplicidade e hospitalidade dos moradores. Esse projeto me deu a oportunidade de fazer novas amizades e conhecer lugares que nunca imaginei que visitaria, sem contar a bagagem de conhecimento que adquiri e as oportunidades de realizar atividades ligadas à área de pesquisa, com o início da Rede de Pesquisadores”.

Os estudantes Pedro e Tiago participaram pela primeira vez do projeto.

De acordo com o gerente do Parque Estadual Mata do Limoeiro, Alex Luiz Amaral Oliveira, o projeto Ecofolia é um dos mais importantes do Parque. Com base na educação ambiental ele fortalece o nome do parque junto aos estudantes participantes e suas instituições de ensino e também junto a suas comunidades do entorno. Para saber mais sobre o Ecofolia, que tem edições anuais, acesse informações pelo site do órgão gestor do Parque Estadual Mata do Limoeiro - o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Sobre o Parque: https://www.facebook.com/ParqueEstadualMataDoLimoeiro/