UFLA POR UM MUNDO MELHOR

Gincana mobiliza cursos da UFLA: objetivo é ajudar na estruturação do Banco de Alimentos de Lavras

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 02 Abril 2019 13:42 | Última Atualização: Segunda, 08 Abril 2019 13:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

Lavras terá, em breve, um Banco de Alimentos. A ideia é que o local, a ser gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social da prefeitura da cidade, seja um centro de captação e distribuição de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica e a instituições assistenciais localizadas no município. O Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Lavras (DNU/UFLA) é um dos parceiros dessa iniciativa. Por isso, inicia em 8/4 a mobilização da comunidade acadêmica, promovendo uma gincana solidária entre os cursos. A ação - chamada UFLA Alimenta - estimula que os cursos de graduação e pós-graduação engajem seus membros no recolhimento de doações.

As doações deverão ser entregues ao grupo organizador, na tenda que será montada no canteiro central, em frente ao Centro de Convivência. A pontuação de cada equipe (curso) será feita por quilo ou litro de alimento. Por seu baixo valor nutricional, alguns alimentos não serão aceitos para doação. É o caso de sal, açúcar e alimentos ultra processados, como achocolatado, gelatina, temperos industrializados, macarrão instantâneo e biscoitos recheados. O último dia para entrega das doações é 26/4. Serão destinadas premiações para o curso que atingir a maior arrecadação total; para o curso com a maior arrecadação per capita e para o curso com melhor torcida.  Nessa última categoria será avaliado o grito de guerra da equipe, incluindo parâmetros como empolgação, criatividade, respeito à diversidade, originalidade e coerência com o tema.

Em 27/4, às 9h*, o evento será encerrado com uma ação cultural denominada Dia D, que ocorrerá no Centro de Integração Universitária (Ciuni/UFLA). Será um ato simbólico para marcar a entrega das doações ao Banco de Alimentos de Lavras. Nesse dia, ocorrerá apresentação das baterias e torcidas das atléticas dos cursos de graduação da UFLA e serão divulgados os ganhadores de cada categoria.

A ação tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), dos Centros Acadêmicos, das Atléticas, da Prefeitura Municipal de Lavras, do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea – MG) e do coletivo de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Lavras (Sans Lavras).

Sobre o Banco de Alimentos

O local onde funcionará o Banco de Alimentos está sendo reformado pela Prefeitura. Será na Rua João Gonçalves Godinho, 195, Jardim Europa. Trata-se de uma iniciativa pautada na defesa do direito humano à alimentação adequada e na garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional. A ideia é de que todos têm direito a ter acesso permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, sobre bases sustentáveis.

Após a inauguração, qualquer pessoa que queira contribuir pode se dirigir ao Banco de Alimentos e fazer sua doação. Mas o principal objetivo do Banco é combater o desperdício, recolhendo alimentos sem valor comercial, mas que ainda estejam adequados para consumo. Por isso, a expectativa é que os maiores parceiros sejam sacolões, supermercados, empresas e produtores rurais. Após passar por uma triagem de qualidade no Banco, os alimentos serão doados para instituições que distribuem refeições gratuitamente para pessoas em vulnerabilidade social e alimentar.

Alguns alimentos não serão recebidos no local; é o caso das refeições prontas, doces e pães com recheios cremosos e produtos com prazo de validade vencido.

A contribuição do DNU

Além da colaboração ativa no processo de implantação do Banco de Alimentos e com a campanha de arrecadação que se inicia em 8/4, o DNU/UFLA apoiará a equipe do Banco com ações educativas, voltadas para o consumo consciente e para o resgate da cidadania.

*Informação atualizada em 8/4.