Cafeicultura

21ª edição de encontro Sul-mineiro de cafeicultura foi realizada na UFLA

Escrito por DCOM | Publicado: Sexta, 12 Abril 2019 14:31 | Última Atualização: Sexta, 12 Abril 2019 14:31
palestra durante encontro

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou, nesta quinta-feira (11/4), o 21º Encontro Sul-mineiro de Cafeicultores, promovido pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) da UFLA. O objetivo foi levar aos produtores do Sul de Minas e de outras regiões o acesso a conhecimentos e inovações voltadas à melhoria da qualidade do café, ao aumento da produtividade e à diminuição dos custos de produção.

Durante todo o dia, cerca de 500 pessoas, de mais de 15 cidades, passaram pelas palestras e stands gratuitos montados na Agência de Inovação do Café. De acordo com o presidente do Necaf, Pedro José Nascimento Cintra, a edição deste ano trouxe como novidade o manejo de plantas daninhas resistentes, considerado um dos grandes problemas da cafeicultura. Temas como a qualidade, nutrição, produtividade, melhoramento genético, pós-colheita, entre outros também foram destacados pelos alunos e professores da UFLA e de outras instituições.

O evento  faz parte do Circuito Sul-mineiro de Cafeicultura e conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG). O extensionista Elter Rodrigues Vieira destacou a iniciativa de se promover encontros como este voltados aos produtores dentro do câmpus universitário. “Muitos produtores, tanto de Lavras quanto de outras cidades, não conhecem a estrutura da UFLA, é importante que eles conheçam o trabalho e as parcerias desenvolvidas aqui na universidade.”

Para quem participou pela primeira vez, o evento foi uma grande oportunidade para se atualizar. “As palestras me instruíram muito e a gente acaba conhecendo novas tecnologias, melhores do que as que usamos, e que poderemos aplicar no campo, ” disse Glauco Luiz, pequeno produtor de Cambuquira.