Ir direto para menu de acessibilidade.
SOLIDARIEDADE

Gincana busca ajudar na estruturação do Banco de Alimentos de Lavras - faça sua doação até 26/4

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 24 Abril 2019 15:29 | Última Atualização: Quarta, 24 Abril 2019 15:52 | Acessos: 607
Gentileza solicitar descrição da imagem

Lavras terá, em breve, um Banco de Alimentos. A ideia é que o local, a ser gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social da prefeitura da cidade, seja um centro de captação e distribuição de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica e a instituições assistenciais localizadas no município. O Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Lavras (DNU/UFLA) é um dos parceiros dessa iniciativa e está mobilizando da comunidade acadêmica em uma gincana solidária entre os cursos. A ação - chamada UFLA Alimenta - estimula que os cursos de graduação e pós-graduação engajem seus membros no recolhimento de doações.

As doações devem ser entregues ao grupo organizador, na tenda montada no canteiro central, em frente ao Centro de Convivência, das 10h30 às 13h30 e das 18h às 19h30, até 26/4. A pontuação de cada equipe (curso) será feita por quilo ou litro de alimento. Por seu baixo valor nutricional, alguns alimentos não serão aceitos para doação. É o caso de sal, açúcar e alimentos ultra processados, como achocolatado, gelatina, temperos industrializados, macarrão instantâneo e biscoitos recheados. Serão destinadas premiações para o curso que atingir a maior arrecadação total; para o curso com a maior arrecadação per capita e para o curso com melhor torcida.  Nessa última categoria será avaliado o grito de guerra da equipe, incluindo parâmetros como empolgação, criatividade, respeito à diversidade, originalidade e coerência com o tema. 

Em 27/4, das 9h às 12h, o evento será encerrado com uma ação cultural denominada Dia D, que ocorrerá no Centro de Integração Universitária (Ciuni/UFLA). Será um ato simbólico para marcar a entrega das doações ao Banco de Alimentos de Lavras. Nesse dia, ocorrerá apresentação das baterias e torcidas das atléticas dos cursos de graduação da UFLA,  apresentação  da Fanfarra Infantil da Escola Municipal Álvaro Botelho, do Ballet Infantil Municipal, do CheersLeaders da UFLA, da Banda Cabelinho da Lua e da Banda Tiu Johnhy. Serão divulgados os ganhadores de cada categoria e haverá sorteio de brindes entre os presentes.

A ação tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), dos Centros Acadêmicos, das Atléticas, da Prefeitura Municipal de Lavras, do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea – MG) e do coletivo de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Lavras (Sans Lavras).

Os participantes têm também a opção de se inscreverem no evento pelo SIG UFLA. Participantes cadastrados terão acesso a um certificado de 3 horas de evento, referente ao Dia D.

Sobre o Banco de Alimentos

O local onde funcionará o Banco de Alimentos está sendo reformado pela Prefeitura. Será na Rua João Gonçalves Godinho, 195, Jardim Europa. Trata-se de uma iniciativa pautada na defesa do direito humano à alimentação adequada e na garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional. A ideia é de que todos têm direito a ter acesso permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, sobre bases sustentáveis.

Após a inauguração, qualquer pessoa que queira contribuir pode se dirigir ao Banco de Alimentos e fazer sua doação. Mas o principal objetivo do Banco é combater o desperdício, recolhendo alimentos sem valor comercial, mas que ainda estejam adequados para consumo. Por isso, a expectativa é que os maiores parceiros sejam sacolões, supermercados, empresas e produtores rurais. Após passar por uma triagem de qualidade no Banco, os alimentos serão doados para instituições que distribuem refeições gratuitamente para pessoas em vulnerabilidade social e alimentar.

Alguns alimentos não serão recebidos no local; é o caso das refeições prontas, doces e pães com recheios cremosos e produtos com prazo de validade vencido.

A contribuição do DNU

Além da colaboração ativa no processo de implantação do Banco de Alimentos e com a campanha de arrecadação que se inicia em 8/4, o DNU/UFLA apoiará a equipe do Banco com ações educativas, voltadas para o consumo consciente e para o resgate da cidadania.

*Informação atualizada em 8/4.

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.