Ir direto para menu de acessibilidade.
Ciência nos bares

UFLA promove 2ª edição do Pint of Science em Lavras – festival internacional será nos dias 20, 21 e 22 de maio

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Quinta, 02 Mai 2019 11:46 | Última Atualização: Terça, 14 Mai 2019 09:19 | Acessos: 2175

 

O maior evento de divulgação científica do mundo, o Pint of Science, será realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio. Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) promove o evento, sob a coordenação do professor José Alberto Casto Nogales Vera do Departamento de Física da UFLA (DFI).

Atividades simultâneas serão realizadas em bares da cidade com o objetivo de promover o debate junto à comunidade lavrense sobre recentes pesquisas de ciência e tecnologia. Para 2019, a programação foi ampliada, e será realizada em três estabelecimentos parceiros: Cactu´s Bar e Restaurante, Restaurante da Thais e Uai Maki Temakeria e Bar.

Os temas dessa edição envolvem cidades inteligentes e mobilidade urbana, inteligência artificial, astronomia cultural, mecânica quântica, neurociência, novas tecnologias que afetam nosso dia a dia, música, aromas, sensações humanas, meteoritos, além do futuro do planeta Terra.

Confira a programação completa do Pint of Science em Lavras

Sobre o Festival

O Pint of Science consiste em uma série de debates interessantes sobre as pesquisas científicas mais recentes, realizados em ambientes descontraídos, como cafés, restaurantes e bares, em um formato aberto e acessível para o público. Por isso, o nome original do evento, em inglês, se refere a um tipo de copo comum para beber cervejas (pint); daí, o nome pode ser traduzido livremente como “Chope da Ciência”. No evento, pesquisadores deixam suas bancadas de laboratórios para ocupar mesas de bares e restaurantes, onde conversam sobre suas pesquisas com a população.

O Brasil foi pioneiro na realização do evento na América Latina, tendo sua primeira edição em 2015. No ano passado, o festival se espalhou por 56 cidades brasileiras, entre elas Lavras. Em 2019, o evento será realizado em 24 países do mundo e 87 cidades do Brasil.

Coloque na agenda:

Saiba mais sobre o evento

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.