Oportunidade

Fapemig prorroga edital do desafio de empreendedorismo para pesquisadoras

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Segunda, 13 Mai 2019 14:51 | Última Atualização: Segunda, 13 Mai 2019 16:02
Gentileza solicitar descrição da imagem

Foram prorrogadas as inscrições para o Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (Dela), um programa de formação empreendedora para mulheres bolsistas de mestrado e doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O edital, lançado em 23/4 , teve suas inscrições estendidas até a próxima sexta-feira, (17/5). O objetivo é ampliar a oportunidade de aproximação de mulheres nas universidades ao universo do empreendedorismo e inovação, lideradas por bolsistas contempladas pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG) da Fapemig.

A chamada selecionará até 10 projetos em cada uma das seis cidades escolhidas para receber a edição piloto, totalizando 60 projetos elegíveis para a formação empreendedora intensiva de sete semanas. Os conteúdos ofertados auxiliarão as pesquisadoras a identificar o benefício da sua pesquisa para a sociedade, os problemas que podem ser solucionados através da sua aplicação prática, o papel da universidade no apoio à inovação, estratégias de comunicação e tendências de futuro.

A equipe, liderada por uma bolsista Fapemig, pode ser composta de alunas ou ex-alunas de Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação, bolsistas, ex-bolsistas do (PAPG), ou mulheres matriculadas na universidade não bolsistas do (PAPG). As equipes podem ter, no mínimo, uma participante e, no máximo, quatro participantes.

Para Yale Soares, da equipe Dela/Fapemig, o desafio vai trazer mais protagonismo e representatividade para mulheres na ciência e no empreendedorismo. “Tanto na pesquisa acadêmica quanto no empreendedorismo tecnológico há uma baixa representatividade de mulheres. Apenas 28% dos pesquisadores do mundo são mulheres e menos de um terço das startups do mundo são comandadas por mulheres. Queremos mudar esse cenário e aumentar o protagonismo”, disse.

Sobre o Dela

Criado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), o Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (Dela) tem como objetivo promover a formação empreendedora de mulheres bolsistas de mestrado e doutorado do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG) da Fapemig para, dessa forma, aproximá-las e incentivá-las ao universo do empreendedorismo e inovação.

O DELA prepara as bolsistas para interagirem com diferentes cenários, seja levando suas pesquisas para o mercado ou liderando ações empreendedoras dentro das universidades. Para isso, a edição-piloto será realizada em seis cidades mineiras: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Uberlândia e Viçosa.

Para ajudar a sensibilizar, inspirar e motivar as pesquisadoras a participarem do projeto, foram realizados workshops nas seis cidades que receberão o Dela. Nesses eventos, as participantes conheceram casos de sucesso de pesquisadoras empreendedoras e tiveram a oportunidade de ampliar suas redes, formarem seus times e terem acesso a conteúdos sobre liderança, negociação e networking.

Edital da Chamada e link de inscrição

bit.ly/EditalDELA

bit.ly/formDELA

Lançamento da Chamada