Ir direto para menu de acessibilidade.
CENTRO DE INTELIGÊNCIA EM MERCADOS

CIM/UFLA apresenta novo laboratório de investimentos financeiros

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 17 Mai 2019 17:49 | Última Atualização: Segunda, 27 Mai 2019 09:25
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Centro de Inteligência em Mercados (CIM), localizado na Agência de Inovação do Café da Universidade Federal de Lavras (InovaCafé/UFLA), deu início, no dia 15/05, às atividades do primeiro laboratório de investimentos financeiros da Universidade, o CIMVEST. O local tem como intuito formar grupos e promover cursos voltados para a bolsa de valores, capacitando os interessados para atuar como investidores. As atividades já estão acontecendo no InovaHub, espaço de coworking da InovaCafé que busca estimular o empreendedorismo e a criação de novos negócios.

“Dentre os objetivos do CIMVEST, estão a oferta de diversos cursos, além da disponibilização de um ambiente propício à realização de investimentos e troca de informações entre diversos atores”, explica o coordenador do CIMVEST, Luiz Fillipe Veronezi.

Para este início de projeto, foram realizadas inscrições prévias, sendo efetivadas 70 pessoas para compor o grupo, participar das reuniões e realizar os cursos gratuitamente. As aulas são presenciais, com carga horária variável. No primeiro módulo, foram abordados assuntos introdutórios sobre corretora de valores, abertura de contas, home broker e plataformas de operação. Além disso, o conteúdo abrangeu informações sobre a realização de investimentos, como é feito um TED (Transferência Eletrônica) e questões relacionadas ao imposto de renda na bolsa.

No próximo módulo, a programação contemplará os tipos de investimento, como Tesouro Direto, CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), ações, índice, minicontrato de índice, opções, hedge de preços, mercado futuro, entre outros. Na sequência, também haverá a presença de dois especialistas em “mindset”, ensinando como se preparar psicologicamente para investir em determinado setor da bolsa de valores e a desenvolver, realmente, um pensamento de investidor e especulador.

Está prevista, para o segundo semestre, a abertura de novas inscrições via processo seletivo, a ser divulgado oportunamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3829.1443 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Texto: Ascom InovaCafé

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção