Grupo Teatro Construção estreia mais um espetáculo na UFLA

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Segunda, 20 Mai 2019 17:06 | Última Atualização: Terça, 21 Mai 2019 11:45
Gentileza solicitar descrição da imagem

Neste fim de semana,  o Grupo Teatro Construção (GTC) fez sua estreia nacional no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A peça “Vida de Brinquedo”, de Ricardo Calixto, com co-autoria de Ernani Augustus, Letícia Rufato, Nina Rufato e Rafaella Anielly, levou ao público muita magia, alegria, encantamento e  amor.

“Vida de Brinquedo” narra a história de Giullia, uma menina que vive numa cidade cinzenta e fria mergulhada em tristezas. Ela conhece o Sr. Luigi, dono de uma loja de brinquedos que chega à cidade com uma missão: trazer de volta o amor e a felicidade ao local. No elenco: Gabriela Passos, Gabriela Ponce, Letícia Rufato, Nina Rufato, Paulo Terra, Rafaella Anielly, Ricardo Calixto e Zeca Festucci. A direção musical ficou por conta do maestro da Orquestra da UFLA, Daniel Paes de Barros.

O espetáculo contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Segundo o coordenador de cultura da Proec, professor Luiz Carvalho (Passarinho), “a parceria entre a Universidade e o Grupo Teatro Construção existe há bastante tempo e, em breve, o GTC irá coordenar a parte técnica da equipe de teatro da UFLA por meio de oficinas, preparação de espetáculos, entre outras atividades”.

Muitas famílias aproveitaram a oportunidade para levar os seus filhos para assistirem ao espetáculo, que encantou a todos. Um deles foi Marcelo Martins, educador físico, que conta como a peça deixou uma mensagem significativa. “Ela nos faz refletir sobre acreditar na magia que o brinquedo traz, e no amor que leva às crianças”.

O GTC foi fundado em 1978, em Lavras, e resiste como um dos poucos grupos de teatro com tanto tempo atuando pelo Brasil. Um trabalho de 41 anos, levando  sua arte a palcos, ruas e festivais. De acordo com  Ricardo Calixto, diretor do espetáculo, o objetivo da peça é transformar as pessoas para que elas possam ser tocadas pela arte. Para ele, a missão de um brinquedo é fazer uma criança feliz, não importa a  idade. “Vida de Brinquedo é um grande sonho que foi criado e escrito por mim em 1996. A partir dessa escrita, o texto passou por muitas reformulações e teve algumas contribuições. A nossa grande perspectiva é trazer arte para a cidade, não só através desta peça. Nós viajaremos para os festivais de teatro em outras cidades, não somente pela divulgação da cultura, mas para a divulgação de Lavras”.

Texto e fotos: Melissa Vilas Boas, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig