UFLA DE PORTAS ABERTAS

V UFLA de Portas Abertas atrai mais de 18 mil alunos do Ensino Médio

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 22 Mai 2019 19:26 | Última Atualização: Quinta, 23 Mai 2019 09:39
Gentileza solicitar descrição da imagem

A mostra de profissões “UFLA de Portas Abertas” supera, mais uma vez, a expectativa de público. A 5ª edição do evento, realizada nesta quarta-feira (22/5), atraiu mais de 18 mil estudantes do Ensino Médio, de 269 escolas não só de Minas Gerais, como também de São Paulo e Rio de Janeiro. Das 8 às 18 horas, foi intenso o movimento pelo câmpus, com estudantes se deslocando entre os departamentos para conhecer a UFLA e seus cursos de graduação.

“Em cinco anos, o público do evento cresceu quase 400%. Isso demonstra a confiança que as escolas e os estudantes depositam na UFLA. E confirma que o evento cumpre especialmente a função de auxiliar os estudantes que estão decidindo sua vida profissional”, afirma o pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), professor Dany Flávio Tonelli, responsável pela organização do evento.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, o evento "é um momento de grande interação da Universidade com os jovens que vão construir o futuro do País". Além disso, ele destaca que a UFLA “está de portas abertas para a sociedade brasileira os 365 dias do ano, com o objetivo de atuar de forma construtiva e proativa".

É válido destacar que toda a comunidade interna se mobilizou para que o evento fosse um sucesso. Mais de 3 mil pessoas, entre servidores, professores e estudantes vinculados a núcleos de estudo, empresas juniores, ligas acadêmicas e projetos de extensão apresentaram as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos cursos de graduação da UFLA. Uma amostra aos futuros universitários do que os aguarda não só na sala de aula, mas em variadas atividades extra-classe.

ufla portas abertas2ufla portas abertas3 ufla portas abertas4

Esta foi a primeira vez que o estudante Pedro Henrique Carvalho Santos, da Escola Estadual Professor Daniel Ferreira Dias, do município de Campos Gerais, visitou a UFLA. Pedro ainda está em dúvida se cursa Engenharia Mecatrônica ou Ciência da Computação e se animou com o evento. “É bem legal essa mostra de profissões, porque no terceiro ano temos muitas dúvidas. Aqui podemos esclarecer todas elas, em todos os stands, de todos os cursos”.

A professora de Biologia Carla Freire, da Escola Estadual Dr. Joaquim Vilela, de Boa Esperança, trouxe os seus alunos ao evento pela segunda vez. “Acho fantástica essa oportunidade que a UFLA oferece de trazermos nossos alunos aqui, que em sua maioria são carentes e nem conheciam Lavras. Isso desperta neles o interesse, a vontade de estar na Universidade e fazer a diferença.”

Carla estava acompanhada de sua ex-aluna Letícia Rios Coelho, que participou do UFLA de Portas Abertas em 2017 e, atualmente, cursa o 3º período de Educação Física na Universidade. “Eu me apaixonei pela UFLA e quis muito estudar aqui. Estava em dúvida entre Educação Física e Veterinária, no UFLA de Portas Abertas conheci as duas profissões e vi que queria mesmo Educação Física”, conta Letícia.

Sobre o evento

O UFLA de Portas Abertas é uma grande mostra de profissões, realizada com o objetivo de popularizar a formação de ensino superior e despertar o potencial dos estudantes para a ciência, a tecnologia e a inovação. O evento conta com uma intensa programação, composta por atividades variadas, como palestras, demonstrações, apresentações e visitas guiadas.

Para auxiliar os participantes, a empresa CompJúnior, formada por estudantes do Departamento de Ciência da Computação da UFLA, desenvolveu um aplicativo gratuito com informações gerais sobre a vida acadêmica, os cursos ofertados pela UFLA e um mapa para orientação no dia do evento.

Cobertura do evento:

Camila Caetano, Gláucia Mendes, Greicielle dos Santos, Heider Alvarenga, Karina Mascarenhas, Maik Ferreira, Melissa Carvalho, Melissa Vilas Boas, Rafael de Paiva, Raphaela Mendonça, Samara Avelar e Sérgio Augusto.