Divulgação Científica

Pint of Science reuniu centenas de pessoas em Lavras

Escrito por DCOM | Publicado: Quinta, 23 Mai 2019 19:58 | Última Atualização: Quinta, 23 Mai 2019 19:58
público assiste palestra no Uai Maki

A edição 2019 do Pint of Science em Lavras encerrou com bares lotados na noite desta quarta-feira (22). O evento mundial, que leva ciência para o ambiente descontraído de bares e restaurantes, ocorreu pela segunda vez na cidade. A organização voluntária ficou por conta de seis professores, um técnico administrativo, quatro estudantes de pós-graduação e vinte de graduação, de diferentes departamentos da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Desde segunda-feira (20), cerca de 600 pessoas prestigiaram os vinte palestrantes da UFLA e de outras instituições de São Paulo e do Rio de Janeiro. As apresentações foram realizadas simultaneamente em três estabelecimentos: Casa da  Thaís, Cactu’s Bar e Restaurante, , Uai Maki Temakeria e Bar. Segundo o coordenador do evento em Lavras e professor do Departamento de Física da UFLA (DFI), José Alberto Casto Nogales Vera, a intenção foi levar ao público temas variados de ciência e tecnologia.

Para quem conheceu o evento, a experiência foi muito proveitosa. “Para mim, o principal da ciência é a divulgação, não adianta fazer ciência e guardar para si. E esse evento é um meio muito interessante de fazer isso. Eu fico feliz que tenha essa divulgação e apresentem assim assuntos muito interessantes para nós”, comenta o estudante de Engenharia Civil da Unilavras, Bruno Pimenta Resende.

Já a estudante de Engenharia Florestal da UFLA Laís Delgado Justino foi com um grupo de amigos prestigiar a palestra “Astronomia Cultural e Astrobiologia: a cosmovisão dos povos antigos. Existe vida inteligente no Universo”. “Não conhecia o evento. Eu me interessei pelo tema e vim escutar. Achei muito interessante o assunto, gostaria de ter vindo nos outros dias. ”

Para quem sediou o evento, apoiar a ciência só trouxe benefícios. “Para nós, é um prazer enorme estar com a UFLA novamente este ano. Observamos o sucesso que é o evento: casa cheia todos os dias e os assuntos abordados, muito interessantes. Tivemos feedbacks positivos desde o ano passado, de pessoas que vieram para aproveitar o bar e chegaram aqui, viram a palestra e ficaram até o final”, conta Renato Carvalho Vieira, proprietário do Uai Maki.

Para os empresários que abrigaram pela primeira vez o Pint of Science, a novidade foi aprovadíssima pelos clientes.  “Tivemos pessoas que vieram aqui e, quando ouviram a palestra, levantaram-se e foram lá assistir. Isso de estudantes a famílias”, conta Thyago Rezende Santos, sócio do Cactu’s Bar e Restaurante.

Já Thaís Alvarenga Pinto, da Casa da Thaís, conta que espera apoiar também os próximos eventos. “A gente fica trabalhando e não dá para participar muito das palestras, mas eu achei muito interessante. Os clientes elogiaram muito, não só as palestras daqui como a de outros lugares. A equipe toda está de parabéns pela organização. ”

Segundo os organizadores, o balanço geral do evento foi positivo, com muitas participações do público. De acordo com o professor Nogales, agora são feitas avaliações do evento em nível estadual, nacional e mundial e, logo mais, começam os preparativos para a próxima edição.

Texto e fotosKarina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Reportagem: Greicielle dos Santos - bolsista Dcom/Fapemig

Edição do Vídeo: Lucas On - bolsista Dcom/Ufla e Luiz Felipe Souza - editor/Dcom