Física do Solo

‘5th Brazilian Soil Physics Meeting’ inicia programação com cerimônia de abertura realizada neste domingo (26/6)

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Segunda, 27 Mai 2019 15:43 | Última Atualização: Quinta, 30 Mai 2019 15:55
Gentileza solicitar descrição da imagem
Da esquerda para a direita: prof. Ole Wendroth, pres. da Sociedade Americana de Ciência do Solo; prof. Robson André Armindo, coordenador do evento; Marina Luciana Abreu de Melo, mestre de cerimônia; prof. Teodorico de Castro Ramalho, Pró-Reitor de Pesquisa e prof. Antônio Chalfun Júnior, Diretor de Relações Internacionais.

Neste domingo (26/6), foi realizada a cerimônia de abertura do evento bianual ‘Brazilian Soil Physics Meeting’ (BSPM), que ocorreu pela primeira vez na cidade de Lavras e foi organizado pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Lavras (DFI/UFLA) em parceria com o Departamento de Ciência dos Solos (DCS). A Osquestra de Câmara da UFLA realizou apresentação na abertura do evento, regida pelo maestro Daniel Paes de Barros. A mesa foi composta pelo pró-reitor de Pesquisa, professor Teodorico de Castro Ramalho; pelo Diretor de Relações Internacionais (DRI/UFLA), professor Antônio Chalfun Júnior; pelo professor do Departamento de Física (DFI) e coordenador do evento, Robson André Armindo, e pelo presidente da Sociedade Americana de Ciência do Solo, professor Ole Wendroth.

O evento é motivado pela percepção de que a Física do Solo (FS) no Brasil se desenvolve isolada dos avanços que acontecem nas demais áreas de conhecimento da Ciência do Solo. Por isso, a programação atribui relevância à integração de pesquisas atuais e à troca de experiência entre os cientistas. “Ser um bom cientista também é ser um bom amigo, já que temos que trabalhar em equipe. Dessa forma, temos que nos levantar e dedicar um tempo considerável advogando em prol da ciência”, ressalta o professor Ole Wendroth, University of Kentucky (USA).

Até o dia 29, palestrantes de vários países irão expor seus pontos de vista sobre assuntos de sua escolha relacionados à Física do Solo. Os participantes, especialmente estudantes de mestrado e doutorado, irão apresentar seus trabalhos na língua Inglesa, na forma de breves apresentações oral ou de pôsteres, sobre tópicos relacionados às suas pesquisas atuais ou tópicos relacionados, de preferência, à Física do Solo.

O idioma do evento é o inglês. De acordo com os organizadores, esse não é um fator limitante para as discussões. Pelo contrário, permite a participação efetiva também dos estrangeiros presentes. “O BSPM representa um espaço próprio para a interação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros e alunos atuantes na área de Física do Solo, visando o intercâmbio de experiências e criação de oportunidades de estágios, sanduíches e outros tipos de cooperação”, explica o professor Robson Armindo.

O ‘5th Brazilian Soil Physics Meeting’ está sendo realizado no anfiteatro do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade de Lavras (DCA/UFLA), entre os dias 26 e 29/5, com o apoio da Capes. O evento recebe, em média, 100 participantes.

Confira a programação completa do 5th Brazilian Soil Physics Meeting.

Reportagem: Greicielle dos Santos - bolsista Dcom/Fapemig

Assunto(s): Internacionalização , DFI , DCS