Esporte

Atleta do Cria UFLA vai disputar o Campeonato Sul-Americano Sub-20, na Colômbia, pela Seleção Brasileira de Atletismo

Escrito por Melissa Carvalho | Publicado: Quinta, 13 Junho 2019 15:29 | Última Atualização: Quinta, 13 Junho 2019 15:47
Gentileza solicitar descrição da imagem

O atleta Elton Petronilho, participante do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo da Universidade Federal de Lavras (Cria UFLA), foi convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para disputar o Campeonato Sul-Americano  Sub-20 em Cáli, na Colômbia, pela Seleção Brasileira de Atletismo. A competição ocorre de 15 a 16/6.

Elton descobriu no esporte a chance de superação após um acidente em sua infância que quase fez com que perdesse a perna direita. Apesar da necessidade de amputação, a família optou por não fazê-la e deixar a recuperação orientar as próximas decisões.

A escolha arriscada resultou em uma grande surpresa. Buscando uma atividade física para reposição da massa muscular, Elton conheceu o Cria na cidade de Bom Sucesso (MG) e se encontrou na modalidade de salto em altura.

O Cria é uma iniciativa do Departamento de Educação Física da UFLA (DEF/UFLA), que busca aproximar o esporte da comunidade de Lavras. Hoje, o projeto possui extensão em diversas cidades da região, permitindo que crianças conheçam diferentes modalidades de esporte.  Semanalmente, ocorre um encontro integrado no campus da UFLA para um treinamento geral com todos os participantes do projeto que estão nas cidades vizinhas.

O atleta é uma grande aposta do Campeonato Sul- Americano. Elton já representou o Brasil nas Gymnasiades 2018, em Marrakech, no Marrocos, ocupando o quinto lugar da competição.

Texto: Melissa Carvalho - Estagiária DCOM/UFLA

Assunto(s): Atletismo , Cria , Salto