Agroecologia

Grupo de estudos em pesquisa e extensão da UFLA realiza ações em escola rural de Lavras

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Sexta, 28 Junho 2019 13:37 | Última Atualização: Sexta, 28 Junho 2019 15:34
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Grupo de estudos em pesquisa e extensão “Gênero, diversidade, movimento e Agroecologia” (GEDIM Agroecologia), coordenado pela professora Viviane Santos Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão (PPGDE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), vinculado ao Departamento de Administração e Economia (DAE), realizou no mês de junho atividades de Agroecologia na Escola Municipal Lafaiete Pereira, localizada na comunidade rural Cachoeirinha, no município de Lavras. As atividades realizadas fazem parte da parceria entre a UFLA e a Escola Lafaiete Pereira, cujo o objetivo é desenvolver atividades de pesquisa e extensão a partir do diálogo entre o Gedim Agroecologia e a escola.

Foram realizadas 3 ações. A primeira foi na escola, com a participação de aproximadamente 60 crianças, com idade de 4 a 10 anos, que participaram de diversas atividades como: oficinas de agroecologia, contação de história infantil  sobre a  preservação do meio ambiente, música, brincadeiras, jogos da memória relacionados à biodiversidade, visita e plantio de mudas enriquecendo a biodiversidade da horta.

A segunda ação aconteceu no Horto de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares do Departamento de Agronomia (DAG/UFLA) e contou com a visita dos estudantes do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, tocar, sentir e experimentar plantas do jardim sensorial e métodos de propagação de espécies. De acordo com o estudante do curso de Administração João Victor Lopes Rezende Saber, “é um prazer poder vivenciar o contato entre universidade e sociedade por meio do Gedim Agroecologia. O projeto em conjunto com a escola engrandece a experiência em extensão e fortalece esse contato, o qual creio ser importante para uma mudança social.”

Na última ação, o Gedim apresentou o projeto que acontece desde de 2018 na escola rural e realizou uma palestra sobre Agroecologia para cerca de 70 pessoas, entre estudantes e colaboradores.  Além disso, foi entregue também doação de roupas para vestiário, roupas de cama e calçados para a escola encaminhar aos estudantes carentes.

A coordenadora Sandra Maria Arriel Pedrozo, a supervisora Joyce de Castro Teixeira e o professor de Ciências Edgar Saraiva Filho, da Escola Municipal Lafaiete, destacaram a importância dos projetos que vêm sendo desenvolvidos na escola. De acordo com eles, as atividades realizadas de pesquisa, extensão, ensino e cultura contribuem com a educação básica, com perspectivas na educação infantil e no ensino fundamental, apresentando o conhecimento de forma contextualizada.

O estudante do PPGDE Eridani Isaacs Vasconcelos está desenvolvendo sua dissertação de mestrado a partir do diálogo com a escola. Segundo ele, “a interação entre universidade e sociedade enriquece a formação dos estudantes de graduação e pós graduação, permitindo  que ambas as partes sejam beneficiadas. A inserção social da universidade permite também conhecer melhor as realidades e demandas da sociedade, possibilitando assim a realização de projetos de pesquisa e extensão adequados às necessidades e potencialidades de cada realidade.”

Texto: Melissa Pereira, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig

Assunto(s): Gedim , Ufla , Gedim Agronomia