ATLETISMO

Professor do Departamento de Educação Física da UFLA participa da 30ª Universidade de Verão como técnico de atletismo

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Quinta, 25 Julho 2019 17:13 | Última Atualização: Segunda, 29 Julho 2019 13:14

O professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (DEF/UFLA) Fernando Roberto de Oliveira foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) para integrar, como técnico de atletismo, a equipe brasileira que participou da 30ª Universidade de Verão, realizada entre os dias 3 e 14/7 em Nápoles – Itália. Esta não foi a primeira convocação, já que o professor Fernando é treinador oficial da seleção brasileira federativa.

O Brasil foi representado por 116 atletas e um deles, Paulo Henrique Silva, foi revelado pelo Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria), projeto de extensão desenvolvido pela UFLA em parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras, sob a coordenação do professor Fernando. Segundo o docente, “por meio do atletismo, o Cria tem o objetivo de colocar crianças e jovens da cidade e região em contato com a Universidade. Além disso, o projeto educacional incentiva os estudantes a ingressar no meio acadêmico”.

Para ele, a convocação aconteceu devido ao reconhecimento do Cria, pois o projeto tem grande visibilidade. “Para mim, chefiar a seleção brasileira de atletismo foi possível porque o projeto é reconhecido. Eu vejo que o caminho que a UFLA tomou é o ideal, pois podemos colocar pessoas em situação de risco em condições de treinar e fazer uma atividade física, um exemplo é o atleta Paulo Henrique que começou no Cria com idade entre 13 e14 anos.   Para nós este reconhecimento é mais importante".

Com resultados satisfatórios, o Brasil terminou a competição com 16 medalhas, sendo 7 no atletismo. No quadro geral de medalhas, o Brasil terminou em 13º. Para o professor Fernando, “essa foi a melhor performance do Brasil em todos os tempos".

O professor destaca que a 30ª Universidade de Verão é o maior evento desportivo de universidades do mundo, que só perde para as Olimpíadas em termos de dimensões. “Eu não esperava estar inserido em um evento universitário desse tamanho. Acredito que é pelo êxito alcançado com os resultados da UFLA. Para mim, o mais importante é a grandiosidade do evento. Ficamos muito bem instalados e isso permitiu a integração e a inter-relação entre as culturas”, diz Fernando.

Texto: Melissa Pereira, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig

Atletismo 1