111 anos UFLA

Corrida Gammon-UFLA marca o início das comemorações dos 111 anos da Universidade

Escrito por DCOM | Publicado: Segunda, 02 Setembro 2019 12:31 | Última Atualização: Terça, 03 Setembro 2019 13:34
crianças corrida Kids

Encerrando as comemorações dos 150 anos do Instituto Presbiteriano Gammon e iniciando as celebrações dos 111 anos da Universidade Federal de Lavras, foi realizada neste domingo (1º/9) mais uma edição da corrida Gammon-UFLA.

O evento é uma parceria entre as duas instituições e, em 2019, contou com caminhada e corrida de 5 Km, corrida de 10 Km e ainda corrida Kids por faixa etária. Segundo a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), professora Ana Paula Piovesan Melchiori, a data é estrategicamente planejada. “Terminando essa corrida, já definimos a data do próximo ano e começamos a organização”.

A corrida, anteriormente chamada de Audley Gammon, já é uma tradição na cidade e tem o objetivo de incentivar o esporte. “Somando esforços de Gammon e UFLA, buscamos incentivar a corrida de rua, que é uma prática saudável, e principalmente resgatar esse esporte nas crianças através da corrida Kids”, explica o educador físico Sérgio Ribeiro, um dos organizadores do evento.

Cerca de 100 adultos participaram da caminhada e das corridas. Para Angela Maria Ribeiro de Castro e Natana Karen de Castro, mãe e filha, que vieram de Itumirim para participar da caminhada, este é um momento único.  “Já conheço a trilha, pois sou ex- aluna da UFLA, mas fazê-la assim participando de um evento é bem diferente, é um outro jeito de passar por ela”, diz Natana. Outra egressa da UFLA Hortência Botelho aproveitou a vinda a Lavras para participar das comemorações. “ Fiquei sabendo desta corrida e a UFLA é um lugar que eu amo estar correndo, e então vim participar deste desafio e compartilhar esse sentimento de alegria que a corrida nos proporciona com todos.”image005

O número de crianças entre 6 e 12 anos, que participaram de percursos de 50m, 100m, 150m e 200m da corrida Kids bateu récorde de 132 inscrições, dando um brilho a mais à atividade. Alunos do Gammom e de outras escolas, além de filhos de funcionários, estavam empolgados com a corrida, como  foi o caso de Alice Petrucelli,  de 8 anos  “estou achando legal participar, nunca participei de uma corrida.”

Para o diretor-geral do Instituto Presbiteriano Gammon, Allyson Massote Carvalho , a parceria entre Gammon e UFLA enaltece os laços que unem as duas instituições, principalmente nesta comemoração de 150 anos do Gammon. “Eu particularmente fiquei muito emocionado e honrado com essas homenagens, com a homenagem que a UFLA nos fez e, no que depender de nós, a parceria continuará sempre.”

Além da corrida, neste domingo (1º/9) foi inaugurada a exposição “Olhares UFLA: 111 anos de memórias”, que recebe visitantes de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Centro de Cultura, no Câmpus Histórico da UFLA.

Confira no link abaixo, as premiações gerais e por categorias.

5 km - Geral

5 km - Por categorias

10 km - Geral

10 km - Por cateogiras

Acompanhe a programação de comemorações na UFLA pelo endereço ufla.br/aniversario.

Fotos e Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig