Ir direto para menu de acessibilidade.
EMPREENDEDORISMO

​InovaHub e parceiros promovem Desafio Startup UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 12 Setembro 2019 16:26 | Última Atualização: Quinta, 12 Setembro 2019 16:26
Gentileza solicitar descrição da imagem

Estão abertas, até dia 21/9, as inscrições para participação no Desafio Startup UFLA, que ocorrerá nas dependências do InovaHub, situado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A jornada, que vai dos dias 26 a 28/9, é uma oportunidade para os participantes conhecerem a fundo o modelo de negócio das startups, empresas inovadoras e de base tecnológica com potencial para gerar grande impacto no mercado. Podem se inscrever grupos contendo participantes de qualquer entidade de extensão da Universidade, como núcleos de estudo, empresas juniores, Programas de Educação Tutorial (PETs), além de membros de projetos de pesquisas de pós-graduação.   

A iniciativa será executada pelo InovaHub e tem como parceiras as Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proec), Pesquisa (PRP) e Pós-Graduação (PRPG), a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec) e a Galax/Fundecc. O desafio também conta com o apoio das empresas OralDents, AnimalNutri e 4Seasons.  

“A Universidade tem se mostrado, cada vez mais, como um terreno fértil para o empreendedorismo e para a criação de startups. Empreender pode ser entendido como a aplicação de pesquisas e atividades de extensão visando construir soluções para as demandas da sociedade”, reforça o coordenador do InovaHub, Rennan Campos. Para ele, o Desafio seria, portanto, uma forma de mapear as potencialidades existentes na UFLA, incentivando a comunidade estudantil a transformar suas iniciativas em produtos que gerem negócios economicamente viáveis e de alto impacto.  


O Desafio

Os selecionados para o Desafio Startup UFLA terão acesso a uma modelagem básica de negócio, para além das atividades já executadas em seus locais de origem. O produto/serviço/objeto de estudo trazido previamente pelas equipes deve ter potencial para ser transformado em uma tecnologia de cunho digital ou em um produto que gere automação.  

Mentores conduzirão as atividades durante três dias e os participantes passarão por um intenso processo criativo, quando deverão identificar como transformar seus projetos buscando resolver problemas reais e específicos. Dentre os conteúdos abordados, destaque para noções de startup, mindset empreendedor, canvas effectuation, identificação, resolução e validação de dores e pitch. Ao final, as equipes serão julgadas e premiadas, conforme classificação:  

1º lugar: R$1.000,00 (um mil reais), um computador de mesa completo e encaminhamento para participação na Residência de Startups do InovaHub;

2º lugar: R$500,00 (quinhentos reais) e encaminhamento para participação da Residência de Startups do InovaHub;

3º lugar: encaminhamento para participação da Residência de Startups do InovaHub.  

Além disso, as equipes que estruturarem um modelo de negócio passível de impactar a cadeia produtiva do café serão encaminhadas para a última fase do processo seletivo do programa de pré-aceleração Avança Café – 2ª Edição (www.avancacafe.com.br).  

Para mais informações e inscrições, acesse o edital.  

 

Ascom InovaCafé

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.