Ir direto para menu de acessibilidade.
CAPACITAÇÃO

Senar promoveu curso de classificação e degustação de cafés na UFLA

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Sexta, 13 Setembro 2019 08:26 | Última Atualização: Sexta, 13 Setembro 2019 11:30 | Acessos: 372
Gentileza solicitar descrição da imagem

Vinte e seis pessoas concluíram o curso “Trabalhador da Cultura do Café/Classificação e Degustação”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras e o Sistema Faemg. As aulas foram ministradas no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, localizado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em duas turmas: de 26 a 30/8  e de 2 a 6/7.

Cuidados na colheita e pós-colheita, mercado e tendências cafeeiras, classificação e indicadores de qualidade, torra, moagem, análise sensorial e degustação foram alguns dos conteúdos abordados. O instrutor do Senar, Rafael Gustavo Morais de Oliveira, responsável pela grade programática, destacou algumas orientações técnicas, como o processamento do café na lavoura, a melhoria da qualidade do grão e as bebidas de café, conforme a Classificação Oficial Brasileira (COB).

Segundo Oliveira, a experiência torna os participantes aptos a identificar os defeitos do café nas próprias lavouras em que atuam. “Temos também a parte sensorial, que pode instigá-los a se preparar ainda mais nesse assunto e ingressar, futuramente, na área de degustação. Muitos daqueles que fizeram o curso se apaixonaram e se tornaram bons degustadores de café”, conta.

Carlos Vinícius de Lima Bacili, um dos cursistas, relata a experiência: “Foi muito importante para mim, que sou filho de produtor, aprender algumas noções básicas de classificação de café, torra e diferenciação de bebidas na classificação COB. Destaco também o contato que tivemos com o café conilon e os cafés especiais”.

 

Texto: InovaCafé

Revisão: Melissa Vilas Boas, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig.

 

Assunto(s): ufla , senar , inova cafe

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.