ZOOTECNIA

I Conferência Internacional sobre Equideocultura e III Simpósio Mineiro de Equinocultura foram realizados na UFLA

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Segunda, 16 Setembro 2019 15:52 | Última Atualização: Segunda, 16 Setembro 2019 16:40

Nos dias 13 e 14/9, foram realizados, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a I Conferência Internacional sobre Equideocultura e o III Simpósio Mineiro de Equinocultura. Os eventos foram organizados pelo Núcleo de Estudos em Equideocultura (Nequi), vinculado ao Departamento de Zootecnia (DZO/UFLA). O tema central das atividades foi “O cavalo brasileiro no século XXI”.

Foram realizadas nove palestras e o evento contou com a presença de profissionais ligados à UFLA e a instituições externas. A primeira palestra do dia 13/9 foi proferida pela professora Raquel Silva Moura,  do Departamento de Zootecnia da UFLA. A docente falou sobre “Doença da cara inchada ? Mito ou verdade”.  Já no dia 14/9, a professora da Rugters dos Estados Unidos Carey A. Williams, bacharel em Ciências Equinas, falou sobre “Suplementos Dietéticos para Cavalos de Esporte”.

Para o doutorando em Zootecnia da UFLA e um dos organizadores, Felipe Amorim Caetano de Souza, “os eventos são importantes porque integram os produtores de equinos com o meio acadêmico, além de propiciarem a troca de experiências e informações”

Além da sessões temáticas, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos científicos, de extensão ou relatos de caso no formato de pôsteres durante o evento.

A mesa de honra da abertura dos eventos foi composta pelo assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, pelo chefe do Departamento de Zootecnia, professor Carlos Eduardo do Prado Saad, pelo representante do Consellho Regional de Medicina Veterinária, o médico veterinário José Carlos Pontello, pela coordenadora do Nequi e do evento, professora Raquel Silva de Moura, pelo coordenador geral do Nequi e discente Gabriel de Souza Lemos e pelo professor do Departamento de Zootecnia Tiago Fernandes Bernardes.

Texto: Melissa Vilas Boas, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig.