Práticas pedagógicas

'Brincadiquê': evento amplia o repertório brincante de futuros professores

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 24 Setembro 2019 17:29 | Última Atualização: Quarta, 25 Setembro 2019 14:11
Gentileza solicitar descrição da imagem

Foi realizado no último sábado (21/9) o “I Brincadiquê: formação brincante no Curso de Pedagogia”, no Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA). O evento teve como finalidade ampliar o repertório brincante dos estudantes do curso de Pedagogia da UFLA ao discutir e problematizar as práticas pedagógicas no contexto da formação docente.

A iniciativa foi promovida pelo do Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente e Práticas Pedagógicas (Forpedi) em parceria com a Brinquedoteca Universitária.“O Brincadiquê busca a aproximação teórica e prática dos estudantes do curso de Pedagogia com o brincar e com a cultura infantil. Valoriza o brincar como essencial para o desenvolvimento da criança, e nesse sentido, entende ser um conhecimento necessário à atuação profissional de professores que atuarão com crianças, seja no contexto da escola ou fora dela”, destaca a professora coordenadora do Forpedi, Francine de Paulo Martins Lima.

Por meio de brincadeiras da cultura infantil, o evento possibilitou experimentações e vivências reais com os estudantes, recordando brincadeiras de infância e ressignificando o olhar para o brincar enquanto elemento formativo. “O evento para mim foi muito além do que esperava. Quando temos o contato com a teoria, com a prática e com as delícias do brincar, vemos o que de bom isso desenvolve em nós, adultos, e começamos a pensar que o brincar pode contribuir para o desenvolvimento das crianças. O evento me fez entender o quanto a brincadeira é importante. Com certeza, mudou completamente minha visão enquanto futura docente: hoje quero ser uma professora brincante”, relatou a estudante participante Lara Dyandra de Paula Lima.

O projeto prevê, ainda, um segundo momento para formação de professores da rede pública e privada do município de Lavras e região. Para mais informações acesse o site do Forpedi.

Texto e fotos: Raphaela Mendonça - estagiária DCOM/UFLA