escolinha da ufla

Semana das crianças no Núcleo de Educação da Infância

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 18 Outubro 2019 12:22 | Última Atualização: Terça, 22 Outubro 2019 08:52
Gentileza solicitar descrição da imagem

Para comemorar a semana das crianças, o Núcleo de Educação da Infância (Nedi) realizou o evento “A criança no espaço universitário da UFLA: ampliando experiências e vivências”.  O evento teve como objetivo proporcionar às crianças do Nedi experiências significativas nos diversos espaços da UFLA, além de ampliar as vivências educativas no Núcleo de Educação da Infância.

Atividades realizadas:

Segunda-feira: Piquenique no clube de campo da UFLA, proporcionando interação entre as turmas, bem como experiências brincantes no espaço do Clube de Campo da ADUFLA.

Terça-feira: Dia de campo no Horto de plantas medicinais, sistematizando o trabalho realizado com as crianças, anteriormente, sobre o meio ambiente. As crianças conheceram e degustaram algumas ervas medicinais, experimentando os seus sabores e aromas.

Quarta-feira: Dia de campo na Brinquedoteca do Departamento e Educação da UFLA.  Na brinquedoteca as crianças tiveram vivências brincantes com apresentação de teatro, músicas, brincadeiras coletivas alternadas em três espaços diferentes, estrategicamente pensados pela coordenadora da brinquedoteca, Francine de Paulo Martins Lima, para proporcionar a interação das crianças, bem como bem-estar.

Quinta-feira: Dia de campo com vivências musicais no Centro de Cultura da UFLA, sob a coordenação do maestro Daniel Paes de Barros. Essa atividade teve o objetivo de apresentar às crianças alguns instrumentos da música clássica. Elas também participarão de uma apresentação musical, ampliando assim as suas vivências e experiências musicais.

Sexta-feira: Participação do projeto Leitura Literária e Contação de Histórias nas Escolas, coordenado pela professora Ilsa do Carmo Vieira Goulart. A equipe do projeto apresentou na arena do Centro de Cultura da UFLA uma adaptação da história “A formiga e a Cigarra” e também algumas músicas selecionadas para complementar a apresentação. A atividade proporcionou às crianças ampliação de suas vivências literárias.WhatsApp Image 2019 10 09 at 07.23.21

Ainda na sexta-feira, as crianças participaram de uma festa a fantasia no Nedi, onde puderam brincar livremente com crianças, professoras e estagiárias de outras turmas, estimulando sua fantasia e imaginação.

Para a professora Elisangela Brum Cardoso Xavier, “a semana da criança, promovida pelo Nedi, foi muito importante porque as crianças puderam ter acesso, de forma lúdica, a ampliação de experiências em diversos campos do conhecimento. As interações e as brincadeiras fazem parte do processo de aprendizado da criança, além de diversão elas proporcionam o desenvolvimento de diferentes habilidades. Uma questão muito significativa foi que a cada dia elas vivenciaram situações diferentes e puderam compreender que tudo isso foi oportunizado pela mesma instituição na qual estudam: a UFLA. Conhecer um pouco mais da Universidade e aproveitar as oportunidades que ela oferece foi algo prazeroso e significativo para cada uma delas.

A professora Kátia Batista Martins complementou dizendo que “participar de atividades nos diversos espaços da Universidade, além de vivências significativas para as crianças, a ocupação desses espaços da UFLA também proporciona às crianças e às famílias, o sentimento de pertencimento à Universidade, estreitando laços entre a comunidade e Universidade”.