CUP OF EXCELLENCE

'Cup of Excellence - Brazil 2019' premia café da cidade mineira de Ibiraci

Escrito por Melissa Carvalho | Publicado: Terça, 22 Outubro 2019 15:55 | Última Atualização: Terça, 22 Outubro 2019 18:13
Gentileza solicitar descrição da imagem

Terminou neste sábado (19/10) a 20ª edição da “Cup of Excellence - Brazil 2019", sediada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).  O produtor André Luis Aguila Ribeiro, da Fazenda Pai e Filho, de Ibiraci-MG, alcançou a pontuação de 92.23 no júri final e foi o vencedor nacional, na categoria presidencial. De acordo com o produtor, “o café escolhido teve origem na troca de parcerias e métodos com os produtores da região de Ibiraci, onde está sendo descoberto o potencial de cafés especiais", e já acumula 5 premiações ao longo do ano com o grão Catuaí.

De 15 a 19/10, a UFLA recebeu competidores de várias partes do Brasil, que buscaram apresentar o café para os júris nacionais e internacionais. Os cafés, de diferentes aromas e sabores, foram avaliados ao longo da semana e 40 produtores foram selecionados e classificados em ordem crescente, recebendo a premiação na cerimônia final.

Os participantes da premiação tiveram a oportunidade de conhecer a história da competição nesses 20 anos de estrada. Foram prestadas homenagens aos vencedores das edições anteriores. Na cerimônia, foi dada a oportunidade de conhecer diferentes regiões produtoras de café em território nacional, como a Chapada da Diamantina, Sul de Minas, Serra da Mantiqueira, Cerrado Mineiro e Campos das Vertentes.

No dia 18/10, ocorreu um workshop, organizado pelo professor do Departamento de Engenharia Agrícola da UFLA Flávio Meira Borém, cujo objetivo foi promover a troca de experiências sobre o mercado de cafés especiais no Brasil e no exterior. Foram abordadas as principais demandas enfrentadas pelos produtores e também pelos que têm interesse em ingressar profissionalmente nesta área.

Uma nova etapa na competição se inicia no dia 26/11. Os cafés premiados serão leiloados entre os potenciais compradores, promovendo o incentivo a uma produção de melhora na qualidade do café e maior demanda.

A 20ª edição da “Cup of Excellence - Brazil 2019" foi organizada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e coorganizada pela SanCoffee, uma cooperativa especializada em cafés especiais da região de Campo das Vertentes, em Minas Gerais.

Sobre o concurso

A “Cup of Excellence” teve início na Universidade Federal de Lavras em 1999, com o objetivo de promover o café brasileiro especial. A criação do "Cup of Excellence (COE)" levou à expansão dos cafés especiais na América Latina e na África, incluindo a expansão para Honduras, em 2004, e mais de 100 competições depois de 15 anos.

A COE tem obtido um vasto impacto para além dos participantes e ajudou países como Brasil e Honduras a desenvolverem suas indústrias de café especial. O concurso tem criado imenso valor para esses países: 137 milhões de dólares no Brasil e 25 milhões de dólares em Honduras em benefício total, por meio de vendas diretas em leilões, aumento do mercado direto e potencialização do comércio especializado.

Essa expansão é possibilitada pela Aliança para Excelência do Café (Alliance for Coffee Excellence - ACE), sem fins lucrativos e com sede em Portland, nos Estados Unidos, levantando mais de 60 milhões de dólares em rendimentos de leilões nos últimos 19 anos.  No Brasil, a competição é promovida pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (Brazilian Specialty Coffee Association - BSCA), em parceria com a Agência Nacional de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Na 20ª edição, o evento recebeu o apoio da UFLA e da San Coffee.

Texto: Melissa Carvalho - Estagiária DCOM/ UFLA

Caroline Batista - jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Fotos: Melissa Carvalho, Caroline Batista e Greicielle Santos.

Assunto(s): Café , premiação , Minas Gerais