Ir direto para menu de acessibilidade.
POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Terceira edição do Ciência na Praça teve como tema 'Embalagens sustentáveis'

Escrito por DCOM | Publicado: Segunda, 11 Novembro 2019 14:27 | Última Atualização: Segunda, 11 Novembro 2019 16:11 | Acessos: 427

A conscientização sobre o uso de embalagens plásticas é uma tendência mundial. Procurar alternativas viáveis, e não agressivas ao meio ambiente, tem sido o objetivo de diversas pesquisas na UFLA. O tema, que foi matéria destaque da terceira edição da revista de jornalismo científico Ciência em Prosa, foi levado à população em mais um “Ciência na Praça”. Com a participação de pesquisadores dos departamentos de Ciência dos Alimentos, Engenharia e Química, a ação promovida foi pelo Núcleo de Divulgação Científica, da Diretoria de Comunicação da UFLA (NDC/Dcom), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). As atividades ocorreram nesse domingo (10/11), na Praça Doutor Augusto Silva, no Centro de Lavras.

Na oportunidade, os materiais e alguns métodos utilizados pelos pesquisadores foram expostos no estande na ação. A população participou, buscando esclarecer dúvidas e conhecendo os biomateriais, que já são uma realidade em países da Europa. As famílias, que passeavam com seus filhos, aprovaram a iniciativa: “com essas ações, a Universidade fica mais próxima e acessível à comunidade. A extensão, por meio desse ato educativo, principalmente para as crianças, torna-se muito importante para nossa sociedade”, comentou o policial militar Elieser Lino Fernandes.

A iniciativa da revista e do evento em prol da popularização da ciência também foi destacada pelos pesquisadores. “Essas ações são importantes para mostrar o trabalho realizado na UFLA. Geralmente a sociedade não tem um contato tão próximo com o que é feito, tanto pela distância física quanto pela distância de linguagem, já que a linguagem científica, muitas vezes, não é adaptada a ponto de facilitar a compreensão por parte do público não especializado. Esse evento é uma ponte para colocar em contato a pesquisa acadêmica e as possíveis aplicações que ela terá na sociedade”, disse o mestrando do programa de Agroquímica da UFLA Vitor Augusto Lourenço.Para o professor do Departamento de Engenharia da UFLA Juliano Elvis de Oliveira, essas ações mostram a relevância da UFLA como uma instituição de ensino pública, “além de  aproximar a Universidade da sociedade. Eventos como o Ciência na Praça ajudam  a mudar a visão que se tem da universidade nos dias de hoje, para que  as pessoas entendam a importância dos investimentos em ciência em tecnologia e educação.”

A Revista Ciência em Prosa é resultado do projeto "Criação do Núcleo de Divulgação Científica da Universidade Federal de Lavras: atravessando a torre de marfim’, aprovado pela Fapemig em 2015 e que começou a vigorar em fins de 2016. A partir de então, o número de publicações de notícias de pesquisa na UFLA cresceu 400% em relação ao triênio anterior (2015-2017).

Troca de hortaliças

A troca de garrafas pets e material plástico descartável por hortaliças agroecológicas, ou de adubo natural de esterco de coelhos, também fez parte da programação na Praça Dr. Augusto Silva nesse domingo. A ação ocorrerá aos domingos pela manhã, durante todo mês de novembro, sob coordenação do professor aposentado e extensionista voluntário Gilmar Tavares  do Departamento de Engenharia com apoio dos  núcleos extensionistas de estudos da Universidade Federal de Lavras (UFLA): Núcleo de Estudos em Manejo e Nutrição de Coelhos (Nemenc), Núcleo de Estudos em Agroecologia, Permacultura e Extensão Universitária Inovadora (Neape), Núcleo de Estudos em Olericultura (NEO) e apoio da ONG Engenheiros Sem Fronteiras (ESF). 

Além das ações organizadas pela UFLA, outro grupo da instituição também marcou presença na Praça no domingo: o Núcleo de Estudos em Obesidade e Diabetes (Neodia/UFLA), que estava atuando em parceria com a Enfermagem da Unilavras. Dia 14 de novembro é o Dia Mundial de Prevenção aos Diabetes.

Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Fotos: Equipe DCOM

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.