Copa Mineira de Ginástica Aeróbica

UFLA sedia Copa Mineira de Ginástica Aeróbica 2019

Escrito por Caroline Souza | Publicado: Quinta, 21 Novembro 2019 13:25 | Última Atualização: Quinta, 21 Novembro 2019 13:25
Gentileza solicitar descrição da imagem

O ginásio II da Universidade Federal de Lavras foi palco da Copa Minas Gerais de Ginástica Aeróbica 2019. O evento ocorreu na noite de terça-feira (19/11) e contou com a participação de diversos atletas que competiram nas modalidades: Individual (masculino e feminina), apresentação em duplas e em trios. A copa reuniu ginastas das delegações da UFLA e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cujas apresentações foram analisadas pela equipe de arbitragem composta pelas juízas Marília Pires e Stayce Moreira Fortunato, e presidida pela professora Kátia Lemos.

No discurso de abertura, o chefe do Departamento de Educação Física e coordenador do projeto de Ginástica Aeróbica da UFLA, professor Luiz Henrique Rezende Maciel, parabenizou o esforço dos atletas presentes, enaltecendo a dedicação de cada um. “Todos vocês merecem estar aqui, participando dessa copa. E para a delegação UFLA, peço que mostrem, com muito entusiasmo, o trabalho lindo que estão desenvolvendo”, ressaltou.

As ginastas Ludmila Freire, da delegação UFMG, e Elisa Nunes Carvalho, da delegação UFLA subiram ao pódio para receber as medalhas de primeiro e segundo lugar, respectivamente, na categoria individual juvenil. Para Elisa, competir em “casa” foi um grande presente. "A energia de apresentar aqui é sempre muito boa. Além de ser gratificante, receber a medalha depois de tanto treino serve como estímulo para, em breve, poder participar de campeonatos maiores”, disse.

Também participaram do evento a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), professora Ana Paula Piovesan Melchiori, o Secretário de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura de Lavras, Alexandre de Abreu Belo, e a vice-presidente da Federação Mineira de Ginástica, Jane Abreu.

Um pouco sobre a ginástica, no Brasil e na UFLA

A ginástica aeróbica foi trazida para o Brasil no início da década de 80 e foi rapidamente difundida pelo país. Por ser bastante motivadora, essa modalidade entrou para o nível de competição, reconhecida então como ginástica aeróbica esportiva (GAE).
O projeto de extensão ginástica na UFLA é desenvolvido na universidade sob a coordenação do professor Luiz Henrique Maciel desde 2010. Nesse trabalho, crianças e jovens participam, gratuitamente, de aulas oferecidas por monitores que são estudantes do curso de Educação Física da Instituição.

Confira a classificação dos atletas:

Dupla mista infanto juvenil
1º lugar: Leonardo e Milena - UFMG