EXTENSAO

Curso "Práticas de Alfabetização e Letramento" capacitou 180 professoras do ensino fundamental

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Sexta, 13 Dezembro 2019 17:14 | Última Atualização: Quarta, 18 Dezembro 2019 08:55

Foi realizado no dia 9/12 no Anfiteatro Magno Antonio Patto Ramalho (Ramalhão), no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (DBI/UFLA), o encerramento do Curso de Extensão Práticas de Alfabetização e Letramento, coordenado pelas professoras Giovanna Rodrigues Cabral e Ilsa do Carmo Vieira Goulart do DED.

O curso de extensão iniciou-se no dia 12/8 e contou com a presença de 180 professoras das redes de ensino pública e privada das cidades de Lavras, Nepomuceno, Bom Sucesso, Perdões, Campo Belo, Ijaci, Itutinga. O objetivo do curso foi  propiciar um espaço de estudo dos principais conceitos que fundamentam as práticas alfabetizadoras, de modo a possibilitar uma formação mais efetiva aos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, oferecendo uma formação de 130 horas aos professores da educação infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental, alunos da graduação e da pós-graduação, bem como a educadores interessados na temática.

Os encontros foram realizados quinzenalmente e oferecia discussões teóricas e reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita e contou com a presença de professores palestrantes do DED, do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL) e de egressos do Programa de Pós-graduação em Educação da UFLA.

A sessão de encerramento contou com a palestra do professor Vanderlei Barbosa com a reflexão sobre Ética, Educação e Formação Docente.

Texto:  Melissa Vilas Boas, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig.

Fotos: Ludmila Magalhães Naves