CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

Estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária participam do VII Ecofolia

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 03 Março 2020 14:52 | Última Atualização: Quarta, 04 Março 2020 17:40
Gentileza solicitar descrição da imagem

Os estudantes Lucas Guedes Costa e Tiago Henrique da Silva, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFLA, foram selecionados entre mais de 300 estudantes de 18 universidades do País para participar do VII Ecofolia no Parque Estadual Mata do Limoeiro, unidade de conservação estadual administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) do município de Itabira, distrito de Ipoema. O projeto ocorreu durante o Carnaval, entre os dias 22 e 25/2.

Com o objetivo de integrar a sociedade ao trabalho da unidade de conservação, o evento teve como tema “Meu Coração bate pela Mata”. Os estudantes realizaram atividades ligadas à sustentabilidade, palestras, oficinas, pesquisa e educação ambiental com os turistas e moradores do entorno do parque.

Essa é a segunda vez que Tiago participa do projeto. “A temática da conservação ambiental instiga meus estudos e ações na extensão universitária e esse tema está diretamente relacionado com a minha vivência no projeto Ecofolia, que alinha e intercala uma agenda acadêmica com palestras, relatos, mesa redonda e atividades práticas relacionadas ao parque e seu entorno”, afirma o estudante. Lucas considera que a participação no projeto “foi uma oportunidade para a troca de muitas experiências e para conhecer pessoas e ideias incríveis, em um lugar que transmite paz e boas energias”.

O Parque Estadual Mata do Limoeiro foi criado em 2011, baseado na concepção de proteção à flora, fauna, recursos hídricos, manejo de recursos naturais e desenvolvimento de pesquisas científicas. O parque está localizado numa área de 2.056 hectares, no distrito de Ipoema, município de Itabira. A área protegida integra o mosaico de unidades de conservação da Serra do Espinhaço. Em seu território, há uma grande biodiversidade, composta pelo Cerrado e Mata Atlântica.