HOMENAGEM

V Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (V CIM) homenageará professores - participe!

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 06 Março 2020 17:10 | Última Atualização: Quinta, 29 Julho 2021 17:31
Gentileza solicitar descrição da imagem

É comum ouvirmos histórias que destacam a importância decisiva de um professor na trajetória de uma pessoa. E se esses relatos se tornassem públicos e ainda servissem para prestar uma merecida homenagem a esses educadores? Esse é o objetivo da homenagem “Docência: Sucessos do Ofício”, que integra a programação do V Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior (V CIM), que ocorrerá entre os dias 27 e 29 de abril na UFLA.

O prazo para envio de relatos termina dia 13/3. Para participar basta contar um fato, experiência ou história de um(a) professor(a) que foi um “sucesso” na sua trajetória acadêmica na UFLA, que se dedicou muito para seu aprendizado. Tal fato/experiência/história deve apresentar os seguintes elementos:

- Centralidade em um momento que envolveu o seu processo de aprendizagem na graduação;
- Caracterização da forma de ensinar do professor, destacando as estratégias de ensino, as situações de aprendizagem desenvolvidas, sem desconsiderar os aspectos acadêmicos, profissionais e afetivos do docente.
- Evidências dos efeitos da ação docente na sua trajetória acadêmica e/ou profissional.

Uma comissão composta por docentes, estudantes e técnicos administrativos da UFLA selecionará três histórias, que poderão sugerir uma homenagem ao profissional de educação indicado. Por isso, deve ser preservado no relato, para a primeira fase da seleção, o anonimato das pessoas envolvidas, utilizando nomes fictícios para garantir a impessoalidade no processo seletivo.

“Docência: sucessos do ofício” foi tema da aula inaugural do I Percursos formativos de docentes do ensino superior em 2010, que tinha como propósito homenagear professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que se dedicaram ao ensino de graduação. Os organizadores do V CIM retomaram o tema por compreender que a dimensão do ensino deve permanecer sempre visível na universidade.

Confira o cronograma da homenagem:

Prazo para envio dos relatos: 13/3
Resultado da análise do relatos: 27/3
Entrevista com os autores dos relatos: 23 a 27/3
Resultado final: 2/4
Contato com os docentes homenageados: 6 e 7/4
Data da homenagem: 29/4

Para mais informações, acesse a página da homenagem.